Este medicamento é destinado ao tratamento de alterações da movimentação do sistema digestivo como em enjoos e vômitos de origem cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias à medicamentos. Este medicamento é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos (que utilizam o raio-x no trato gastrintestinal).
Como este medicamento funciona?
A metoclopramida, substância ativa deste medicamento, age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser ut ilizado nos seguintes casos: alergia à metoclopramida ou a qualquer componente da fórmula; hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal; se você é epilético ou está recebendo outros fármacos que possam causar reações extrapiramidais; em pacientes com feocromocitoma; com histórico de discinesia tardia; em combinação com levodopa ou agonistas dopaminérgicos; Doença de Parkinson; histórico de metemoglobinemia; e não é recomendado para crianças menores de 1 ano de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos: alergia à metoclopramida ou a qualquer componente da fórmula; em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal; se você é epilético ou esteja recebendo outros fármacos que possam causar reações extrapiramidais; em pacientes com feocromocitoma, histórico de discinesia tardia ou em combinação com levodopa ou agonistas dopaminérgicos; Doença de Parkinson; se houver metemoglobinemia conhecida ou >deficiência de NADH citocromo b5 redutase; e em crianças menores de 1 ano de idade. Este medicamento contém metabissulfito de sódio, que pode causar reações alérgicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de PLABEL deve respeitar o intervalo de tempo de pelo menos 6 horas entre cada administração. Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 ano de idade, e pode ocorrer metemoglobinemia, que exige suspensão imediata do uso. Se você tem deficiência do fígado ou dos rins, é recomendada a diminuição da dose. Além disso, não exceder 3 meses de tratamento por conta do risco de discinesia tardia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem sintomas extrapiramidais como tremor de extremidade, aumento do estado de contração do músculo e rigidez muscular, especialmente em crianças e adultos jovens ou quando altas doses são administradas. Também pode ocorrer discinesia tardia e a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), caracterizada por febre, distúrbios extrapiramidais e instabilidade nervosa autonômica. Pacientes com metemoglobinemia devem ter o tratamento suspendido. O uso pode induzir Torsade de Pointes e deve ser feito com cautela em pacientes com fatores de risco para prolongamento do intervalo QT, como desequilíbrio eletrolítico, síndrome do intervalo QT longo e bradicardia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Respeite o intervalo de tempo de ao menos 6 horas, especificado na seção “Como devo usar este medicamento”, entre cada administração de metoclopramida, mesmo em casos de vômito e rejeição da dose, de forma a evitar superdose. O tratamento com este medicamento não deve exceder 3 meses devido ao risco de ocorrer discinesia tardia. Em caso de superdose, o médico adotará medidas apropriadas, e é importante interromper a administração se houver suspeita de Síndrome Neuroléptica Maligna ou metemoglobinemia.