Plaq® (bissulfato de clopidogrel) é indicado para a prevenção secundária (após a ocorrência) dos eventos aterotrombóticos, como por exemplo, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular em pacientes adultos que apresentaram IAM ou AVC recente ou uma condição conhecida como doença arterial periférica. É indicado também em pacientes com Síndrome Coronária Aguda (SCA) e em adultos para a prevenção de eventos aterotrombóticos e tromboembólicos em pacientes com fibrilação atrial que possuem pelo menos um fator de risco para a ocorrência de eventos vasculares e que não podem fazer uso de anticoagulantes conhecidos como "antagonistas da vitamina K". Em combinação com ácido acetilsalicílico (AAS), Plaq® demonstrou reduzir a taxa de derrame cerebral, infarto do coração, embolismo sistêmico fora do sistema nervoso central, ou morte vascular.
Como este medicamento funciona?
Plaq® (bissulfato de clopidogrel) é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada bissulfato de clopidogrel e pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários. As plaquetas são estruturas muito pequenas do sangue que se agrupam durante a coagulação sanguínea. Prevenindo este agrupamento, o bissulfato de clopidogrel age no sangue reduzindo a chance de formação de trombos (coágulos sanguíneos). Por isso, Plaq® é prescrito pelo médico para prevenir a ocorrência de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral isquêmico (derrame) ou outras doenças decorrentes da obstrução dos vasos sanguíneos.
O uso repetido de Plaq® produz inibição substancial na agregação plaquetária a partir do primeiro dia, aumentando progressivamente até atingir o estado de equilíbrio entre o terceiro e o sétimo dia de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Plaq ® (bissulfato de clopidogrel) não deve ser utilizado caso você apresente alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente úlcera péptica ou hemorragia intracraniana. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Plaq® (bissulfato de clopidogrel) não deve ser utilizado caso você apresente alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente úlcera péptica (lesão no estômago) ou hemorragia intracraniana (sangramento dentro do cérebro). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES Devido ao risco de sangramento e efeitos sanguíneos indesejáveis, seu médico deverá ser comunicado sempre que surgirem sintomas clínicos suspeitos durante o tratamento. A administração concomitante de varfarina e clopidogrel deve ser realizada com cautela.
Como qualquer medicamento com ação antiplaquetária, clopidogrel deve ser utilizado com cautela em pacientes que se encontram sob risco aumentado de sangramento. Se o paciente for submetido a uma cirurgia programada e não for desejável o efeito antiplaquetário, clopidogrel deve ser descontinuado 5 a 7 dias antes da cirurgia.
É importante relatar qualquer sangramento incomum ao médico e informar aos profissionais de saúde que está tomando clopidogrel antes de qualquer procedimento cirúrgico.
Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico.
Pacientes com hemofilia adquirida devem ser monitorados e tratados por especialistas, e clopidogrel deve ser
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Plaq pode levar a sangramentos, pois este medicamento tem um efeito antiplaquetário e prolonga o tempo de sangramento. Além disso, o uso de Plaq pode provocar púrpura trombocitopênica trombótica (PTT), caracterizada por trombocitopenia e anemia hemolítica microangiopática, que pode ser fatal. Também existem relatos de hemofilia adquirida após seu uso, e é recomendado monitoramento cauteloso em pacientes que apresentam distúrbios sanguíneos ou histórico de hemorragias. A terapia antiplaquetária tripla (associação de clopidogrel, aspirina e dipiridamol) para prevenção secundária de AVC não é recomendada devido ao aumento do risco de sangramento em pacientes com AVC isquêmico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?