Plaquinol 400mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. - 10588595001092
  • Categoria: Artrite e Artrose
  • Princípio ativo: Hidroxicloroquina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    PLAQUINOL é indicado para o tratamento de afecções reumáticas e dermatológicas (reumatismo e problemas de pele); artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações); artrite reumatoide juvenil (em crianças); lúpus eritematoso sistêmico (doença multissistêmica); lúpus eritematoso discoide (lúpus eritematoso da pele); condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar. Além disso, é utilizado no tratamento de malária (doença causada por protozoários): Tratamento das crises agudas e tratamento supressivo de malária por Plasmodium vivax, P. ovale, P. malariae e cepas sensíveis de P. falciparum.

  • Como este medicamento funciona?

    PLAQUINOL é o sulfato de hidroxicloroquina e possui diversas ações farmacológicas, tais como interferência com a atividade enzimática, ligação ao DNA, inibição da formação de prostaglandinas, ruptura das células dos protozoários e possível interferência no aumento de produção de células de defesa. Em doenças reumáticas, sua função é a inibição da interação antígeno - anticorpo, a inibição da síntese de interleucina - 1 (IL - 1) e da degradação da cartilagem induzida por esta citocina, além de inibir as funções lisossomais dos fagócitos e dos macrófagos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    PLAQUINOL é contraindicado em pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula, aos derivados da 4 - aminoquinolina e pacientes que apresentam maculopatias pré - existentes (distúrbios visuais). Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    PLAQUINOL é contraindicado em pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula, aos derivados da 4-aminoquinolina e pacientes que apresentam maculopatias pré-existentes. O uso de PLAQUINOL durante a gravidez e amamentação deve ser avaliado pelo médico. Não é recomendado para menores de 6 anos.

    É importante conversar com seu médico se você tem uma infecção crônica inativa, como hepatite B, varicela/herpes zoster ou tuberculose. Reações cutâneas graves foram relatadas, como erupções cutâneas que podem envolver úlceras. Adicionalmente, a anemia hemolítica associada à deficiência de G6PD deve ser monitorada.

    Cautela é recomendada para pacientes com doença hepática, renal, gastrintestinais, neurológicos ou hematológicos. O uso em malária não previne infecções por Plasmodium falciparum resistentes à cloroquina.

    Distúrbios do ritmo cardíaco podem ocorrer, especialmente em pacientes com histórico de intervalo QT prolongado. Informar seu médico caso sinta palpitações ou batimentos cardíacos irregulares.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para o uso de PLAQUINOL, que é um comprimido revestido de sulfato de hidroxicloroquina, recomenda-se a administração via uso oral, indicado para adultos e pediátricos acima de 6 anos. A posologia específica deve ser estabelecida pelo médico responsável, considerando as condições a serem tratadas, pois o PLAQUINOL é utilizado para o tratamento de afecções reumáticas, dermatológicas, malária e outras condições pertinentes. É importante seguir as orientações médicas e respeitar as contraindicações e advertências relacionadas ao seu uso.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de PLAQUINOL pode causar os seguintes males: reações cutâneas graves, que podem envolver úlceras na boca, garganta, nariz, órgãos genitais e conjuntivite; anemia hemolítica associada à deficiência de G6PD; distúrbios extrapiramidais; comportamento suicida e desordens psiquiátricas; alterações do ritmo cardíaco; e reativação de infecções como hepatite B e tuberculose. Pacientes em tratamento a longo prazo devem também realizar monitoramentos de contagens periódicas de sangue completo e função muscular.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.