Pondera XR (cloridrato de paroxetina) deve ser usado por ADULTOS que apresentam algumas das situações abaixo: - depressão (mesmo que anteriormente outros antidepressivos não tenham sido eficazes); - ataques de pânico, incluindo os causados por fobia de lugares abertos (agorafobia); - sensação de muita ansiedade ou nervosismo em situações em que é preciso socializar-se; - transtorno disfórico pré-menstrual – quando, em algumas semanas antes do período menstrual, ocorrem episódios de depressão grave, mudanças graves de humor ou ansiedade, irritabilidade, dor, dificuldade para realizar tarefas do dia a dia.
Como este medicamento funciona?
Pondera XR (cloridrato de paroxetina) eleva os níveis de uma substância produzida pelo cérebro, a serotonina (5-hidroxitriptamina, ou 5-HT). Pondera XR pertence a uma classe de medicamentos chamada ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina). Assim como outras substâncias dessa classe, Pondera XR não elimina os sintomas imediatamente. Em geral, quem o utiliza sente-se melhor algumas semanas após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Em caso de ocorrência de alguma situação abaixo, não tome cloridrato de paroxetina antes de consultar seu médico:
- Se for alérgico a paroxetina ou a qualquer componente de sua fórmula;
- Se estiver utilizando ou se recentemente utilizou (nas últimas duas semanas) os seguintes medicamentos: inibidores da monoaminoxidase (MAO) (medicamento para depressão), linezolida (antibiótico), cloreto de metiltionina (azul de metileno), tioridazina ou pimozida (medicamentos usados para tratamento de esquizofrenia).
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Pondera XR (cloridrato de paroxetina), consulte seu médico se você responder sim a qualquer uma das perguntas abaixo, pois deverá usar com cautela:
- Você é alérgico (hipersensível) ou apresentou alguma reação indesejável a algum dos componentes presentes em cloridrato de paroxetina?
- Você faz ou fez uso de um antibiótico chamado linezolida? Informe também a data em que parou o tratamento com este medicamento.
- Você faz ou fez uso (nas últimas duas semanas) de outros medicamentos antidepressivos inibidores da Monoaminoxidase (IMAOs)?
- Você está usando tioridazina ou pimozida?
- Você apresenta histórico de episódios de mania (hiperatividade, excitação ou irritabilidade)?
- Você apresenta alterações no fígado, coração ou nos rins?
- Você apresenta alguma doença cardíaca?
- Você já apresentou episódios de alteração no humor alternando com períodos de depressão (transtorno bipolar de humor)?
- Você tem epilepsia ou já teve uma crise convulsiva?
- Você está grávida, com suspeita de gravidez ou amamentando?
- Você tem glaucoma (pressão alta nos olhos)?
- Você tem histórico de problemas de coagulação ou está em tratamento com medicamentos que aumentam o risco de sangramento?
- Você tem esquizofrenia ou utiliza medicamentos para tratar esta condição?
- Você está utilizando algum outro tratamento antidepressivo?
- Você está utilizando tamoxif
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para o uso de Pondera XR, deve-se ingerir os comprimidos revestidos por via oral, respeitando a dosagem prescrita pelo médico. O tratamento com cloridrato de paroxetina pode levar algumas semanas para apresentar efeitos, sendo importante monitorar qualquer mudança no quadro clínico e relatar ao médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o medicamento Pondera XR pode causar incluem: aumento no risco de comportamento suicida em adultos jovens, hiponatremia (que pode causar sonolência e fraqueza), acatisia (sensação de inquietude e agitação), sindrome serotoninérgica (sintomas como tremores, agitação, rigidez muscular) e fratura óssea (aumento do risco, especialmente nas fases iniciais do tratamento). Além disso, não é indicado seu uso concomitante com bebidas alcoólicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?