• Home
  • Bulas
  • Pondera Xr com 30 Comprimidos Revestidos Liberacao Prolongada 25mg

Pondera Xr com 30 Comprimidos Revestidos Liberacao Prolongada 25mg

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Paroxetina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O medicamento Pondera XR (cloridrato de paroxetina) é indicado para o tratamento de adultos que apresentam: depressão (mesmo que anteriormente outros antidepressivos não tenham sido eficazes); ataques de pânico, incluindo os causados por fobia de lugares abertos (agorafobia); sensação de muita ansiedade ou nervosismo em situações sociais; e transtorno disfórico pré-menstrual, que se caracteriza por episódios de depressão grave, mudanças de humor, ansiedade, irritabilidade, e dificuldade para realizar tarefas antes do período menstrual.

  • Como este medicamento funciona?

    Pondera XR (cloridrato de paroxetina) eleva os níveis de uma substância produzida pelo cérebro, a serotonina (5 - hidroxitriptamina, ou 5 - HT). Pondera XR pertence a uma classe de medicamentos chamada ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina). Assim como outras substâncias dessa classe, Pondera XR não elimina os sintomas imediatamente. Em geral, quem o utiliza sente-se melhor algumas semanas após o início do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Em caso de ocorrência de alguma situação abaixo, não tome cloridrato de paroxetina antes de consultar seu médico:
    - Se for alérgico a paroxetina ou a qualquer componente de sua fórmula;
    - Se estiver utilizando ou se recentemente utilizou (nas últimas duas semanas) os seguintes medicamentos: inibidores da monoaminoxidase (MAO) (medicamento para depressão), linezolida (antibiótico), cloreto de metiltionina (azul de metileno), tioridazina ou pimozida (medicamentos usados para tratamento de esquizofrenia).
    Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.
    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar Pondera XR (cloridrato de paroxetina), é importante consultar seu médico se você for alérgico a paroxetina ou a algum de seus componentes. Informe também se estiver utilizando ou se recentemente utilizou inibidores da monoaminoxidase, linezolida, tioridazina ou pimozida. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e mulheres grávidas sem orientação médica. Precauções adicionais incluem histórico de epilepsia, doenças cardíacas, problemas no fígado ou rins e uso concomitante de outros antidepressivos. É recomendável que pacientes acima de 65 anos tenham precauções devido ao risco de hiponatremia. Também deve-se evitar a combinação com bebidas alcoólicas. Fique atento a sinais de sintomas de piora ou comportamento suicida e informe seu médico imediatamente.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Pondera XR deve ser usado por ADULTOS que apresentam algumas das situações como: depressão, ataques de pânico, sensação de ansiedade em situações sociais, e transtorno disfórico pré-menstrual. Este medicamento é administrado via oral. A dose e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico, e é importante seguir as orientações do profissional de saúde.Em caso de dúvida, consulte seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar este medicamento, retome a tomada assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, deixe de tomar a dose esquecida e siga com o esquema regular. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida. Consulte seu médico se tiver dúvidas.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Pondera XR (cloridrato de paroxetina) pode causar uma série de efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de pensamentos ou comportamentos suicidas, especialmente no início do tratamento. Outros riscos incluem hiponatremia, acatisia, síndrome serotoninérgica, e um aumento no risco de fratura óssea. Além disso, pode haver reações adversas como inquietude, agitação, tremores, e rigidez muscular. É importante que qualquer piora do quadro clínico ou aparecimento de novos sintomas seja reportado ao médico imediatamente.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.