PRADAXA é indicado para prevenir a formação e migração de coágulos nas veias (tromboembolismo venoso) em pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de grande porte; para tratar coágulos em veias profundas (trombose venosa profunda) e nos pulmões (embolia pulmonar) em pacientes que receberam anticoagulante injetável por 5 - 10 dias e para prevenir sua recorrência e morte relacionada em pacientes já tratados anteriormente. Também é indicado para prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, embolia sistêmica e redução do risco de morte em pacientes com fibrilação atrial.
Como este medicamento funciona?
PRADAXA age inibindo uma substância chamada trombina, que é uma das responsáveis pela formação do coágulo sanguíneo. Seu início de ação é rápido, cerca de 2 horas após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar PRADAXA se tiver alergia à dabigatrana, etexilato de dabigatrana ou a algum dos excipientes do produto; se tiver mau funcionamento grave dos rins (insuficiência renal grave); se tiver sangramentos ou algum distúrbio que afete a coagulação sanguínea; se tiver lesão de órgãos com risco de sangramento clinicamente importante, inclusive acidente vascular cerebral (derrame) do tipo hemorrágico nos últimos 6 meses; se estiver em tratamento com cetoconazol sistêmico e se possuir próteses mecânicas de valvas do coração.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
PRADAXA é um medicamento anticoagulante e deve ser usado com cuidado em condições de alto risco de sangramento, incluindo cirurgias, procedimentos, biópsias recentes, traumatismos e endocardite bacteriana. Informe sempre o seu médico ou cirurgião-dentista que está usando PRADAXA antes de qualquer cirurgia ou procedimento. O tratamento com PRADAXA pode ser mantido em procedimentos de cardioversão e ablação em caso de fibrilação atrial. Se ocorrer algum sangramento durante o tratamento, informe ao seu médico. Em caso de sangramento descontrolado, um agente reversor específico de PRADAXA (PRAXBIND, idarucizumabe) está disponível. Não são necessários testes periódicos para monitorar a coagulação, mas existem testes disponíveis se necessário. Pacientes com idade igual ou superior a 75 anos devem ser monitorados durante o tratamento, especialmente se estiverem usando outros medicamentos que aumentem o risco de sangramento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC), proteger da umidade. Conservar na embalagem original para proteger da umidade. Não coloque as cápsulas em caixas de comprimidos ou organizadores de comprimidos, a menos que as cápsulas possam ser mantidas na embalagem original. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Pradaxa deve ser utilizado por via oral, conforme orientação médica. É importante informar ao seu médico sobre quaisquer procedimentos que você irá realizar, especialmente se forem cirurgias ou biópsias, pois há risco de sangramentos durante o uso deste medicamento anticoagulante. O seu médico pode interromper temporariamente o uso de Pradaxa em situações de alto risco.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Pradaxa pode causar risco de sangramentos, especialmente em condições de alto risco de sangramento, incluindo cirurgias, procedimentos, biópsias recentes e traumatismos. Também deve-se ter cuidado em caso de diminuição da função renal, lesões de órgãos com risco de sangramento, e se houver interações medicamentosas com produtos que podem aumentar o efeito hemorrágico. Além disso, este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com síndrome antifosfolípide.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se durante o tratamento com PRADAXA ocorrer singramento descontrolado ou que ameace a vida e for necessário que o sangue volte a ter a coagulação normal de forma rápida, está disponível o agente reversor específico de PRADAXA (PRAXBIND, idarucizumabe). Além disso, algumas cirurgias ou procedimentos podem exigir, a critério do médico, a reversão da anticoagulação de PRADAXA pelo uso do agente reversor PRAXBIND.