PRADAXA é indicado para prevenir a formação e migração de coágulos nas veias (tromboembolismo venoso) em pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de grande porte; para tratar coágulos em veias profundas (trombose venosa profunda) e nos pulmões (embolia pulmonar) em pacientes que receberam anticoagulante injetável por 5-10 dias e para prevenir sua recorrência e morte relacionada em pacientes já tratados anteriormente. Indicado também para prevenção do acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), embolia sistêmica e redução do risco de morte em pacientes com fibrilação atrial.
Como este medicamento funciona?
PRADAXA age inibindo uma substância chamada trombina, que é uma das responsáveis pela formação do coágulo sanguíneo. Seu início de ação é rápido, cerca de 2 horas após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar PRADAXA se tiver alergia à dabigatrana, etexilato de dabigatrana ou a algum dos excipientes do produto; se tiver mau funcionamento grave dos rins (insuficiência renal grave); se tiver sangramentos ou algum distúrbio que afete a coagulação sanguínea; se tiver lesão de órgãos com risco de sangramento clinicamente importante, inclusive acidente vascular cerebral (derrames) do tipo hemorrágico nos últimos 6 meses; se estiver em tratamento com cetoconazol sistêmico e se possuir próteses (mecânicas) de valvas do coração.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Risco de sangramentos: PRADAXA é um medicamento anticoagulante e deve ser usado com cuidado em condições de alto risco de sangramento, incluindo cirurgias, procedimentos, biópsias recentes, traumatismos e endocardite bacteriana. Informe sempre o seu médico ou cirurgião-dentista de que está usando PRADAXA antes de qualquer cirurgia ou procedimento. Seu tratamento com PRADAXA pode ser mantido se você for submetido a procedimentos de cardioversão e de ablação por cateter em caso de fibrilação atrial. Informe também sobre qualquer sangramento durante o tratamento com PRADAXA. Se você se machucar ou sofrer queda, especialmente se bater a cabeça, procure atendimento médico imediatamente. Se ocorrer sangramento descontrolado, está disponível o agente reversor específico de PRADAXA (PRAXBIND, idarucizumabe). O médico deve avaliar a função renal antes de iniciar o tratamento e durante o tratamento, caso ocorram situações que possam afetar a função renal. O uso de PRADAXA em pacientes abaixo de 18 anos de idade não é recomendado. Gravidez e lactação: deve-se evitar a gravidez ou interromper a amamentação durante o tratamento. Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC), proteger da umidade. Conservar na embalagem original para proteger da umidade. Não coloque as cápsulas em caixas de comprimidos ou organizadores de comprimidos, a menos que as cápsulas possam ser mantidas na embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
PRADAXA deve ser utilizado da seguinte forma: uso oral. O início de ação é rápido, ocorrendo cerca de 2 horas após a administração. Além disso, seu médico poderá interromper temporariamente o uso em condições de alto risco de sangramento, incluindo cirurgias, procedimentos, biópsias recentes e traumatismos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar PRADAXA, tome a cápsula assim que lembrar. Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao seu esquema habitual. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Caso tenha dúvidas, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento PRADAXA pode causar risco de sangramentos, especialmente em condições de alto risco, como cirurgias, traumatismos, e endocardite bacteriana. Caso ocorra sangramento descontrolado ou que ameace a vida, é necessário um agente reversor específico (PRAXBIND, idarucizumabe). Além disso, o uso do medicamento deve ser considerado com cautela em pacientes com diminuição da função renal, síndrome antifosfolípide, ou em associação com outros medicamentos que aumentem o risco de sangramento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de PRADAXA, deve buscar atendimento médico imediatamente, pois o uso excessivo pode aumentar o risco de sangramentos. Em caso de sangramento descontrolado ou que ameace a vida, o agente reversor específico de PRADAXA (PRAXBIND, idarucizumabe) está disponível para restaurar a coagulação sanguínea rapidamente.