O tratamento com pravastatina sódica é indicado para o controle do colesterol e deve ser feito junto com uma dieta com restrição de gorduras saturadas e colesterol. É recomendado quando a resposta à dieta e a outras medidas não medicamentosas falharem ou se mostrarem insuficientes. O medicamento é indicado para: prevenção da doença arterial coronariana, em pacientes com aumento do colesterol (hipercolesterolemia) sem doença do coração; doença arterial coronariana em pacientes com histórico de infarto do miocárdio ou angina pectoris instável; hipercolesterolemia e dislipidemia; progressão da doença aterosclerótica e eventos cardiovasculares; e transplantes de órgãos sólidos.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento age diminuindo os níveis de colesterol e reduzindo a progressão da aterosclerose. O colesterol é uma forma de gordura que circula no sangue normalmente, mas quando em grande quantidade começa a se acumular nas artérias, provocando estreitamentos (aterosclerose) que diminuem o fluxo de sangue para os órgãos vitais. Por sua ação, pravastatina sódica diminui a possibilidade de entupimento das artérias do organismo, principalmente do coração e do cérebro, reduz o risco dos eventos cardíacos (angina e infarto), reduz o risco de derrame cerebral (acidente vascular cerebral) e aumenta a sobrevida em pessoas com transplantes. A pravastatina sódica comprimidos reduz o colesterol de duas maneiras: primeiro inibe de forma reversível a atividade de uma enzima chamada HMG - CoA redutase, que é responsável pela síntese de colesterol no fígado; depois, inibe a produção de lipoproteína de baixa e muito baixa densidades (LDL e VLDL) que se ligam ao colesterol para circular no sangue. Este medicamento, após a ingestão, está presente no sangue em 1 hora a 1 hora e meia. A eficácia deste medicamento não é alterada pela presença ou não de alimentos no estômago e intestinos.
Quando não devo usar este medicamento?
Resposta:
Você não deve utilizar pravastatina sódica comprimidos nos seguintes casos: Alergia a qualquer componente da medicação; Doença ativa do fígado; Em combinação com ácido fusídico; Mulheres grávidas e que estiverem amamentando; Mulheres com potencial para engravidar; Pessoas com sindrome de má-absorção de glicose - galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os inibidores da HMG - CoA redutase (classe a qual pertence a pravastatina sódica) podem causar anormalidades no funcionamento do fígado e dos músculos. A associação da pravastatina com fibratos não é recomendada. O risco-benefício do tratamento deve ser cuidadosamente avaliado pelo médico antes do início do tratamento em crianças antes da puberdade. Distúrbios musculares podem ocorrer, e caso sinta dores, amolecimento ou enfraquecimento muscular inexplicável, procure imediatamente o seu médico. Deve-se evitar o uso combinado de pravastatina e fibratos. Casos raros de miopatia necrosante imunomediada (IMNM) foram reportados, caracterizando-se por fraqueza muscular. A pravastatina não deve ser usada com ácido fusídico ou dentro de 7 dias após a interrupção do uso do mesmo. Os pacientes devem buscar recomendação médica ao notar qualquer sintoma de fraqueza muscular, dor ou sensibilidade. É essencial informar ao seu médico se você tem ou teve miastenia, pois os medicamentos da classe das estatinas podem agravar essa condição. Além disso, pacientes com histórico de doença no fígado ou alcoolismo nem sempre estão aptos a utilizar pravastatina sódica. O medicamento pode causar danos ao fígado, requerendo acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos. Há relatos de doença intersticial pulmonar com estatinas, especialmente em uso prolongado, e a terapia deve ser interrompida se houver suspeita. Também há evidências de que estatinas podem produzir hiperglicemia em alguns pacientes com alto risco de diabetes
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de pravastatina sódica deve ser acompanhado de uma dieta com restrição de gorduras saturadas e colesterol, e é indicado quando a resposta a essas dietas e a outras medidas não medicamentosas falharem ou forem insuficientes. É recomendada para o controle do colesterol, prevenção da doença arterial coronariana, tratamento de hipercolesterolemia e dislipidemia, além da redução da progressão da aterosclerose e eventos cardiovasculares. O medicamento é contraindicado em caso de alergia a seus componentes, doença ativa do fígado, mulheres grávidas ou que possam engravidar, e em combinação com ácido fusídico. A administração requer acompanhamento médico e exames periódicos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso da pravastatina sódica pode causar anormalidades no funcionamento do fígado e dos músculos. Existem relatos de distúrbios musculares, como dor, amolecimento ou enfraquecimento muscular inexplicável, e o risco aumenta quando combinada com outros medicamentos como fibratos. Casos raros de miopatia necrosante imunomediada e rabdomiólise também foram registrados. Além disso, o tratamento pode ocasionar doença intersticial pulmonar e hiperglicemia em alguns pacientes. Caso haja qualquer sintoma de fraqueza muscular, dor ou sensibilidade, é necessário procurar um médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento não está informado na bula.