A pregabalina é indicada para adultos para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso); como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária; tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada; controle de fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, cansaço e alterações do sono).
Como este medicamento funciona?
A pregabalina age regulando a transmissão de mensagens excitatórias entre as células nervosas. O início da ação do medicamento é, geralmente, percebido cerca de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
A pregabalina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A pregabalina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe ao seu médico se você tiver: (1) problemas hereditários de intolerância a galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de alimentos; (2) diabetes, pois pode haver necessidade de controlar mais de perto seu peso e a dose das medicações; (3) doenças renais, pois a dose da pregabalina pode precisar de ajustes; (4) insuficiência cardíaca congestiva, pois houve casos de piora dos sintomas associados ao uso de pregabalina. O uso de pregabalina está associado com tontura e sonolência, que podem aumentar a ocorrência de acidentes em idosos. Você deve ter cuidado até que os efeitos potenciais de pregabalina lhe sejam familiares. O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Houve relatos de reações de hipersensibilidade, incluindo casos de angioedema. Pregabalina deve ser descontinuada imediatamente se ocorrerem sintomas de angioedema, como inchaço na face e nas vias aéreas superiores. Também foram relatadas reações adversas cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, que exigem interrupção imediata do medicamento. Caso ocorra insônia
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de pregabalina é para uso oral em adultos acima de 18 anos, indicado para o tratamento da dor neuropática, terapia adjunta das crises epiléticas parciais, transtorno de ansiedade generalizada e controle da fibromialgia. É importante informar ao médico sobre condições como doenças renais e insuficiência cardíaca congestiva. O uso pode causar tontura e sonolência, afetando a habilidade de dirigir ou operar máquinas. Você não deve usar pregabalina se tiver hipersensibilidade à substância ou a qualquer componente da fórmula, e seu uso não é recomendado durante a gravidez ou amnese sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Na experiência pós-comercialização, a descontinuação de pregabalina pode resultar na ocorrência de insônia, dores de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da sudorese, diarreia, síndrome gripal, depressão, dores, convulsões e tontura. É importante consultar seu médico caso você se esqueça de utilizar este medicamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A pregabalina pode causar efeitos colaterais como tontura, sonolência, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Também houve relatos de reações de hipersensibilidade, incluindo angioedema, que requer descontinuação imediata do medicamento. Em casos graves, podem ocorrer reações cutâneas como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Outros sintomas incluem visão borrada e alterações na capacidade visual, que podem melhorar com a descontinuação do uso. Após a interrupção, alguns pacientes relataram sintomas como insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da sudorese, diarreia, síndrome gripal, depressão, dor, convulsão e tontura. Existe ainda um risco de convulsões após a suspensão do medicamento e a possibilidade de mau uso, abuso e dependência.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso excessivo de pregabalina, deve-se procurar um profissional de saúde imediatamente. A interrupção do uso pode resultar em sintomas como insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da sudorese, diarreia, síndrome gripal, depressão, dor, convulsão e tontura. Além disso, o uso excessivo pode estar associado ao risco de mau uso, abuso e dependência.