Este medicamento é indicado para o tratamento da dor neuropática, dor causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso, como ocorre, por exemplo, na neuropatia diabética, neuropatia pós-herpética e na lesão medular, em adultos. É indicado também para o controle de fibromialgia, para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em adultos e como terapia adjunta das crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária, em pacientes adultos.
Como este medicamento funciona?
A pregabalina diminui a dor decorrente da lesão ou mau funcionamento dos nervos e/ou sistema nervoso (dor neuropática) e controla a epilepsia, por meio da regulação da atividade das células nervosas. O início da ação do medicamento é, geralmente, percebido dentro de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico se você tiver problemas hereditários raros de intolerância a galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glicose-galactose. O médico avaliará a necessidade de interromper, ou não, o seu tratamento com este medicamento.
Este medicamento pode causar tonturas e sonolência. Estes sintomas podem prejudicar a capacidade de executar tarefas como dirigir ou operar máquinas. Geralmente, começam logo após o início da terapia com pregabalina e ocorrem mais frequentemente com doses mais elevadas. Informe ao seu médico se você tiver estes sintomas, pois o ajuste de dose pode ser necessário.
Informe ao seu médico se você tem diabetes e tiver ganho de peso durante o uso deste medicamento. O ganho de peso associado à pregabalina foi relacionado com a dose e tempo de exposição.
Houve relatos de reações de hipersensibilidade, incluindo casos de angioedema. Descontinue imediatamente o uso deste medicamento e informe ao seu médico se ocorrerem sintomas de angioedema, como edema da face ou dificuldade para respirar.
Drogas antiepilépticas aumentam o risco de pensamentos ou comportamento suicida em pacientes que fazem o uso destes medicamentos. Os pacientes tratados com quaisquer drogas antiepilépticas devem ser monitorizados para o aparecimento ou agravamento da depressão.
Foram observados sintomas de retirada de curto prazo em alguns pacientes após a descontinuação abrupta do tratamento, como insônia, dor
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, deve entrar em contato com seu médico para orientações. Não ajuste a dose por conta própria e siga as instruções da prescrição médica.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento pregabalina pode causar os seguintes males: tonturas, sonolência, ganho de peso, edema periférico, e reações de hipersensibilidade como angioedema. Também há relatos de visão borrada e alterações na acuidade visual, além de aumentos de risco de pensamentos ou comportamentos suicidas. Após a interrupção abrupta, podem ocorrer insônia, náuseas, ansiedade, dor de cabeça e diarreia. Por último, foram notificados episódios de encefalopatia e erupções cutâneas graves, incluindo sindrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Em caso de inchaço do rosto ou da língua, ou se a pele ficar vermelha e apresentar bolhas ou descascar, procure imediatamente orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de PREGABALINA MEDLEY, recomenda-se que o paciente procure imediatamente orientação médica. O uso excessivo pode levar a sintomas como tonturas, sonolência e outros efeitos adversos descritos na bula. A interrupção abrupta do medicamento pode provocar sintomas de retirada como insônia, nausea, ansiedade, dor de cabeça e diarreia.