Pressat ® é indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento da hipertensão (pressão alta) e angina de peito (dor no peito, por doença do coração) devido à isquemia miocárdica (falta de sangue no coração). Pressat ® pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para tratar as mesmas indicações acima.
Como este medicamento funciona?
O anlodipino, princípio ativo do medicamento Pressat, interfere no movimento do cálcio para dentro das células cardíacas e da musculatura dos vasos sanguíneos. Como resultado dessa ação, o anlodipino relaxa os vasos sanguíneos que irrigam o coração e o resto do corpo, aumentando a quantidade de sangue e oxigênio para o coração, reduzindo a sua carga de trabalho e, por relaxar os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue passe através deles mais facilmente. A pressão arterial alta impõe ao coração e às artérias uma sobrecarga de trabalho que, a longo prazo, faz com que o coração e as artérias não funcionem adequadamente, podendo causar danos nos vasos sanguíneos do cérebro, coração e dos rins, resultando em acidentes cerebrovasculares, insuficiência cardíaca e renal, e aumentando o risco de infarto.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Pressat se você tem hipersensibilidade às di-hidropiridinas (classe de medicamentos a que pertence o anlodipino, princípio ativo do medicamento) ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se você tem insuficiência cardíaca (incapacidade do coração bombear a quantidade adequada de sangue) de origem não isquêmica, o anlodipino deve ser administrado com cuidado. Para indivíduos com insuficiência cardíaca, existe um aumento do número de casos de edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões). Se você tem insuficiência hepática (falência da função do fígado), o anlodipino deve ser administrado com cuidado. A ação de Pressat pode afetar ou ser afetada por outros medicamentos, como rifampicina, eritromicina, claritromicina (antibióticos). A segurança do anlodipino na gravidez humana não foi estabelecida, e foi demonstrado que o anlodipino passa para o leite materno em pequenas quantidades. Não utilize este medicamento por mulheres grávidas sem orientação médica. Evite levantar-se rapidamente e dirigir veículos e/ou operar máquinas, principalmente durante todo o tratamento. Deve-se considerar o monitoração dos níveis de ciclosporina em pacientes com transplante renal que recebem anlodipino. Há risco de aumento nos níveis de tacrolimo no sangue quando coadministrado com besilato de anlodipino.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha Pressat ® em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
PRESSAT deve ser ingerido com quantidade de líquido suficiente para deglutição, com ou sem alimentos. No tratamento da hipertensão e da angina, a dose inicial usual de PRESSAT é de 5 mg 1 vez ao dia, podendo ser aumentada pelo seu médico para a dose máxima de 10 mg, dependendo da resposta individual do paciente. Seu médico provavelmente não fará ajuste de dose na administração concomitante com diuréticos tiazídicos, betabloqueadores, e inibidores da enzima conversora da angiotensina, porque não há interferência desses medicamentos na ação de PRESSAT. Uso em Pacientes Idosos: não é necessário ajuste de dose. Uso em Crianças: a eficácia e a segurança não foram estabelecidas. Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática: a administração deve ser feita com cuidado. Uso em Pacientes com Insuficiência Renal: pode ser empregado nas doses habituais, pois o anlodipino não é dialisável. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar Pressat no horário estabelecido pelo seu médico, tome - o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o tratamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada do medicamento Pressat, recomenda-se procurar imediatamente um médico ou serviço de emergência. Não é aconselhável tomar decisões sem orientação profissional, pois a superdose pode levar a efeitos indesejados e graves.