Primera 20 ® (desogestrel + etinilestradiol) é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa.
Como este medicamento funciona?
O PRIMERA 20® (desogestrel + etinilestradiol) é um anticoncepcional oral combinado (pílula combinada). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de dois diferentes hormônios femininos: o desogestrel (um progestagênio) e o etinilestradiol (um estrogênio). Devido às pequenas quantidades de hormônios, o PRIMERA 20® é considerado um anticoncepcional oral de dose baixa. Como todos os comprimidos da cartela contêm os mesmos hormônios na mesma dose, ele é classificado como um anticoncepcional oral combinado monofásico.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Primera 20 ® (desogestrel + etinilestradiol) se apresentar qualquer condição relacionada a seguir: coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo da perna, pulmões (embolia) ou outras partes do corpo; ataque cardíaco ou derrame cerebral; qualquer condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (como angina do peito); distúrbio da coagulação do sangue (por exemplo, deficiência de proteína C); cirurgia de grande porte com restrição de movimentos por um longo período; enxaqueca com aura; diabetes melito com alterações dos vasos sanguíneos; pancreatite associada com concentrações elevadas de substâncias gordurosas no sangue; icterícia ou doença grave do fígado; câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais; tumor no fígado; sangramento vaginal não explicado; alergia a quaisquer dos ingredientes da fórmula; hepatite C sob tratamento com o regime combinado dos medicamentos ombitasvir/paritaprevir/ritonavir; e durante a gravidez ou suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante saber que **Primera 20** (desogestrel + etinilestradiol) é contraindicado para uso por mulheres que apresentem certas **condições**. Não use o medicamento se você tem ou teve um coágulo em um **vaso sanguíneo**, um ataque cardíaco, derrame, distúrbio da coagulação do sangue, doença do fígado, câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais, ou se você está grávida ou suspeita de gravidez. Além disso, informe seu médico se você tem diabetes, fuma, está com sobrepeso, pressão alta, problemas cardíacos ou doenças inflamatórias. A pílula não protege contra **infecções sexuais** e deve ser usada sob supervisão médica se houver qualquer uma das condições citadas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para usar o medicamento PRIMERA 20 ® (desogestrel + etinilestradiol), você deve tomá-lo por via oral, seguindo as orientações do seu médico. É importante tomar os comprimidos sem esquecimentos, pois quando usado corretamente, a possibilidade de engravidar é muito baixa. Além disso, recomenda-se ler cuidadosamente a bula antes de iniciar o tratamento e guardar a bula para futuras referências.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar um comprimido do PRIMERA 20, tome-o assim que se lembrar. Se já estiver próximo do horário do próximo comprimido, não tome o comprimido esquecido. Em vez disso, continue com o regime normal (tome o próximo comprimido no horário habitual). Se você esquecer de tomar mais de um comprimido, consulte seu médico para orientações específicas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Primera 20 pode causar diversos males, incluindo condições graves como coágulos (trombose) em vasos sanguíneos, ataque cardíaco, derrame cerebral, e pancreatite. Além disso, mulheres com diabetes melito e distúrbios da coagulação do sangue devem evitar o uso deste medicamento. Não é indicado para aquelas que apresentam câncer que possa ser influenciado por hormônios, alergia a qualquer componente da fórmula ou sangramento vaginal sem explicação. Caso alguma condição dessas apareça durante o uso, é fundamental interromper o tratamento e consultar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?