Procimax ® é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência desses sintomas. É utilizado em tratamentos de longo prazo para evitar novos episódios depressivos em pacientes que têm depressão recorrente. Além disso, é eficaz para o tratamento de pacientes com transtorno do pânico e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Entretanto, seu médico pode prescrever Procimax ® para outros propósitos.
Como este medicamento funciona?
Procimax ® é um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que é uma classe do grupo dos antidepressivos. Este medicamento age no cérebro onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar Procimax se você for alérgico a qualquer um dos componentes mencionados na composição. Não tomar Procimax se estiver em uso de pimozida ou medicamentos conhecidos como inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como por exemplo: fenelzina, iproniazida, isocarboxazida, nialamida, tranilcipromina, selegilina e moclobemida. Não tomar Procimax se você nasceu ou teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal. Uso contraindicado durante o aleitamento ou na doação de leite humano.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante avisar ao seu médico se teve ou tem algum problema de saúde, principalmente se você teve ou:
− Tem episódios de mania ou pânico.
− Tem comprometimento do funcionamento dos rins e/ou do fígado. Seu médico pode precisar ajustar a dose do medicamento.
− Tem diabetes. O tratamento com Procimax pode alterar o controle glicêmico. Pode ser necessário um ajuste da dose do hipoglicemiante oral ou da insulina.
− Tem epilepsia ou histórico de tremores. O tratamento com Procimax deve ser descontinuado se ocorrerem convulsões ou um aumento da frequência das crises convulsivas.
− Tem tendência a sangramentos ou algum tipo de distúrbio hemorrágico.
− Tem níveis de sódio diminuídos no sangue.
− Está em terapia eletroconvulsiva.
− Tem ou teve problemas do coração ou teve um ataque cardíaco recentemente.
− Tem baixa frequência cardíaca em repouso e/ou sabe que pode ter redução de sal como resultado de diarreia e vômito severos e prolongados ou usa diuréticos.
− Tem batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, desmaios, colapsos ou tontura ao ficar de pé.
− Tem problemas com seus olhos, como certos casos de glaucoma.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar Procimax, tome o comprimido assim que se lembrar. No entanto, se já estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e continue com o esquema habitual. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Procimax ® pode causar sintomas como inquietude ou dificuldade de sentar ou permanecer em pé nas primeiras semanas de tratamento. O uso do medicamento pode levar a um aumento da ansiedade e, em alguns casos, pensamentos suicidas ou de autoagressão, especialmente em jovens adultos com menos de 25 anos. É importante monitorar pacientes que tenham histórico de episódios de mania, convulsões ou alterações no músculo cardíaco, uma vez que o medicamento pode aumentar o risco de alterações graves nos batimentos cardíacos. Também é indicado o acompanhamento médico para controlar possíveis danos ao fígado. Caso ocorram sintomas de tontura, desmaios ou bradicardia, é fundamental avisar o médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?