PROCTYL é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e sangramento, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão) da região do ânus provocados por afecções anorretais, como curativo após cirurgias proctológicas.
Como este medicamento funciona?
PROCTYL remove o tecido lesado, mantendo intacto o tecido sadio, estimulando a regeneração da lesão, prevenindo ou combatendo infecções locais e cessando rapidamente os sangramentos. Também alivia a dor e o prurido locais. Nas hemorroidas e em outras afecções anorretais, PROCTYL elimina rapidamente o sangramento, a secreção e o prurido, evita infecções e favorece a regeneração dos tecidos.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da fórmula. Este produto não é destinado para uso pediátrico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
PROCTYL é de uso exclusivamente tópico, pela via retal. Caso os sintomas persistam por mais de sete dias, deve-se procurar orientação médica. Possíveis oscilações na coloração do produto não resultam em inconveniente, pois não modificam sua eficácia. Gravidez: O uso de PROCTYL durante a gravidez deve ser feito sob estrita recomendação e orientação médica, considerando-se a relação risco/benefício. Não há dados disponíveis sobre os efeitos mediados pelo cloridrato de cinchocaína na reprodução. Amamentação: O uso durante a lactação deverá ser feito sob estrito controle médico, pois se desconhece sua capacidade de passar para o leite materno. Fertilidade: O uso de policresuleno não prejudicou a fertilidade em ratas. Não há dados disponíveis sobre os efeitos mediados pelo cloridrato de cinchocaína na fertilidade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Pacientes idosos: Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso destes produtos por pacientes idosos. Uso com outras substâncias: O uso concomitante de outras medicações tópicas pode levar à interação local. Durante o tratamento, deve-se evitar o uso de outros medicamentos no mesmo local.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente entre 15°C e 30°C. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
PROCTYL destina-se exclusivamente a uso anorretal. Posologia - Salvo critério médico diferente, recomenda-se: Afecções externas: PROCTYL pomada de bisnaga com 30 g: Aplicar aproximadamente 2 cm de pomada na área afetada, massageando o local, duas ou três vezes ao dia, até melhoria dos sintomas. Continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de preferência ao deitar-se, até o completo desaparecimento dos sintomas ou das lesões inflamatórias, ou de acordo com a recomendação médica. PROCTYL pomada de bisnaga com 3 g: Aplicar todo o conteúdo da bisnaga na área afetada, massageando o local, duas ou três vezes ao dia, até melhoria dos sintomas. Continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de preferência ao deitar-se, até o completo desaparecimento dos sintomas ou das lesões inflamatórias, ou de acordo com a recomendação médica. Afecções internas: Utilizar PROCTYL pomada de bisnaga com 3 g. Aplicação profunda de pomada após evacuação prévia, duas ou três vezes ao dia, até a melhora dos sintomas. Continuar o tratamento com uma aplicação da pomada ao dia, de preferência ao deitar-se, até o completo desaparecimento dos sintomas ou das lesões inflamatórias, ou de acordo com a recomendação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você tenha esquecido de aplicar uma dose, aplique o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e aplique somente uma única dose. Não aplique duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Relataram-se as seguintes reações adversas: ardência e coceira locais, que ocorrem em entre 1% e 10% dos pacientes e, na maioria dos casos, desaparecem após um período curto. Reações muito raras (em menos de 0,01% dos pacientes) incluem alergia na pele, manifestada como vermelhidão com formação de bolhas e coceira persistente, recomendando-se interromper o tratamento e procurar o médico. Também podem ocorrer reações alérgicas intensas (anafiláticas), incluindo reações cutâneas (inchaço da pele, da laringe, urticária) e reações generalizadas, podendo ocorrer choque anafilático.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não foram relatados, até o momento, sintomas relacionados a superdosagem. Na eventualidade da aplicação inadvertida de doses muito acima das preconizadas, procure imediatamente assistência médica. Não tome nenhuma medida sem antes consultar um médico. Não existe um antídoto específico. Informe ao médico o medicamento que utilizou, a dose (quantidade) e os sintomas presentes. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0 800 722 6001, se você precisar de mais orientações.