As indicações de cloridrato de ciprofloxacino são as seguintes: Para o tratamento de infecções complicadas e não complicadas causadas por microrganismos sensíveis ao ciprofloxacino, como infecções do trato respiratório, ouvido médio (otite média), seios paranasais (sinusite), rins e/ou trato urinário, órgãos reprodutores, cavidade abdominal, pele e tecidos moles, ossos e articulações. O medicamento também é indicado para infecções generalizadas (septicemia) e para profilaxia em pacientes com sistema imunológico comprometido. Além disso, é utilizado para a eliminação seletiva de bactérias do intestino e para descontaminação intestinal seletiva em pacientes submetidos a imunossupressores. Importante mencionar que o cloridrato de ciprofloxacino não é eficaz contra Treponema pallidum (causador da sífilis).
Como este medicamento funciona?
O ciprofloxacino, componente ativo do medicamento, pertence ao grupo das fluoroquinolonas. As fluoroquinolonas bloqueiam determinadas enzimas de bactérias que têm um papel fundamental no metabolismo e na reprodução bacteriana, matando as bactérias causadoras da doença.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use cloridrato de ciprofloxacino nas seguintes situações: alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ciprofloxacino, aos medicamentos contendo outro derivado quinolônico ou a qualquer componente da fórmula; uso concomitante de tizanidina (um relaxante muscular), porque isso pode causar efeitos adversos como queda da pressão arterial e sonolência.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve usar cloridrato de ciprofloxacino nas seguintes situações: alergia à substância ativa, a outros derivados quinolônicos ou a qualquer componente da fórmula. O uso concomitante de tizanidina deve ser evitado. Caso apresente infecções graves ou por bactérias anaeróbias ou Gram-positivas, infecções do trato genital, distúrbios cardíacos como prolongamento do intervalo QT, hipersensibilidade, sintomas gastrintestinais como diarreia, problemas no fígado, miastenia grave, ou risco de tendinite e ruptura de tendão, é importante informar seu médico. Além disso, caso aconteçam convulsões, deve-se ter cautela e consultar um médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o cloridrato de ciprofloxacino, use assim que lembrar. Porém, se estiver perto do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome a posologia regular. Não utilize uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de ciprofloxacino pode causar alergia (hipersensibilidade) à substância ativa, com sinais como coceira, vermelhidão na pele, dificuldade para respirar ou inchaço. Além disso, pode haver risco de reação alérgica grave (choque anafilático, angioedema), tendinite e ruptura de tendão, principalmente do tendão de Aquiles, e casos de problemas no fígado (necrose hepática e insuficiência hepática). Também pode ocorrer convulsões como efeito colateral. É importante estar atento a questões do sistema gastrintestinal, como diarreia, e a distúrbios cardíacos, como o prolongamento do intervalo QT.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?