PROLEPTOL (pregabalina) é indicado para adultos para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso); como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária; tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada; e controle de fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, cansaço e alterações do sono).
Como este medicamento funciona?
PROLEPTOL age regulando a transmissão de mensagens excitatórias entre as células nervosas. O início da ação do medicamento é, geralmente, percebido cerca de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
PROLEPTOL não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico se você tiver: (1) diabetes, pois pode haver necessidade de controlar mais de perto seu peso e a dose das medicações para tratar a doença; (2) doenças renais, pois a dose de PROLEPTOL pode precisar de ajustes; (3) insuficiência cardíaca congestiva (doença em que o coração não consegue bombear o sangue adequadamente), pois houve casos de piora dos sintomas associados ao uso de PROLEPTOL. O uso de PROLEPTOL está associado com tontura e sonolência, que pode aumentar a ocorrência de acidentes (como por exemplo, quedas) em idosos. Você deve ter cuidado até que os efeitos potenciais de PROLEPTOL lhe sejam familiares. Pelo mesmo motivo, a habilidade de dirigir e operar máquinas pode estar prejudicada. É aconselhável não dirigir, operar máquinas complexas, nem exercer outras atividades potencialmente perigosas até que se saiba se este medicamento afeta a sua capacidade de realizar tais atividades. O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Houve relatos no período pós - comercialização de reações de hipersensibilidade, incluindo casos de angioedema. PROLEPTOL deve ser descontinuado imediatamente se ocorrerem sintomas de angioedema, tais como inchaço na face, ao redor da boca e nas vias aéreas superiores. Reações adversas cutâneas graves, incluindo síndrome de Stevens-Johnson
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
PROLEPTOL deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O uso de PROLEPTOL (pregabalina) é feito oralmente e é indicado para adultos acima de 18 anos para o tratamento da dor neuropática, como terapia adjunta para crises epiléticas parciais, tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada e controle de fibromialgia. É importante seguir a orientação médica, especialmente se houver condições de saúde como diabetes, doenças renais ou insuficiência cardíaca congestiva.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar PROLEPTOL, deve tomar a dose assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas volte ao esquema regular de doses. Não tome duas doses para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de PROLEPTOL pode causar os seguintes males: tontura, sonolência, desmaios, perda da consciência, visão borrada, alterações na capacidade visual, insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da sudorese, diarreia, síndrome gripal, depressão, dor, convulsão, tontura, e, após descontinuação, convulsões, incluindo estado epilético e convulsões do tipo grande mal. Reações de hipersensibilidade, incluindo casos de angioedema e reações cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, também foram relatadas. Além disso, há riscos associados ao uso combinado com outros medicamentos depressivos do Sistema Nervoso Central, que podem incluir insuficiência respiratória e coma.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?