• Home
  • Bulas
  • Propafenona Althaia com 60 Comprimidos Revestidos 150mg Generico

Propafenona Althaia com 60 Comprimidos Revestidos 150mg Generico

  • Fabricante: Althaia S.A Indústria Farmacêutica - 48344725000719
  • Categoria: Arritmia
  • Princípio ativo: Propafenona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O cloridrato de propafenona está indicado para o tratamento das alterações do ritmo cardíaco. O medicamento é um agente antiarrítmico com efeito estabilizador de membrana na célula muscular do coração.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento tem como substância ativa o cloridrato de propafenona, um agente que atua de forma a inibir ou diminuir as irregularidades no ritmo e a mudança na frequência dos batimentos cardíacos, com efeito estabilizador de membrana da célula muscular do coração. O tempo médio estimado para o início da ação farmacológica no organismo é de aproximadamente 3 horas após a administração oral.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado em casos de: pessoas alérgicas ao cloridrato de propafenona ou a qualquer outro componente da fórmula do produto; síndrome de Brugada; doença estrutural cardíaca significativa ou insuficiência cardíaca descompensada com fração de ejeção do ventrículo esquerdo inferior a 35%; choque cardiogênico; diminuição acentuada da frequência cardíaca; doença do nódulo sinusal; doença pulmonar obstrutiva grave; distúrbio eletrolítico não compensado; pressão sanguínea arterial muito baixa; tratamento concomitante com cloridrato de propafenona e ritonavir; miastenia grave; infarto agudo do miocárdio nos últimos 3 meses. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O cloridrato de propafenona pode causar uma nova alteração ou piora da alteração pré-existente no ritmo cardíaco. É essencial uma avaliação clínica e eletrocardiográfica feita pelo médico antes e durante o tratamento para determinar se a resposta ao medicamento comporta um tratamento contínuo. A sindromede Brugada, que é uma arritmia hereditária, pode ser desmascarada após exposição ao cloridrato de propafenona. O eletrocardiograma (ECG) deve ser realizado após iniciar o tratamento para descartar alterações sugestivas dessa síndrome. O tratamento pode afetar o limiar rítmico e a sensibilidade de marca-passos artificiais. Pacientes com doença cardíaca estrutural significativa são predispostos a eventos adversos graves. O cloridrato de propafenona deve ser usado com cautela em pacientes com obstrução das vias aéreas e em casos de insuficiência renal ou hepática. Há indicações de que o uso pode causar dano ao fígado, necessitando de acompanhamento médico estrito. O medicamento não é recomendado para grávidas sem orientação médica, pois atravessa a barreira placentária.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O cloridrato de propafenona deve ser administrado por via oral e é indicado para o tratamento das alterações do ritmo cardíaco. É essencial que a avaliação clínica e eletrocardiográfica seja realizada pelo médico antes e durante o tratamento para determinar a resposta ao medicamento e se comporta um tratamento contínuo. O início da ação farmacológica ocorre aproximadamente 3 horas após a administração. O uso deste medicamento deve ser feito com cautela em casos de doenças pré-existentes e em populações especiais, como gestantes e lactantes.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O cloridrato de propafenona pode causar uma nova alteração ou piora da alteração pré-existente no ritmo cardíaco. Existem também riscos associados, como a possibilidade de desmascarar a síndrome de Brugada, afetar o limiar rítmico e a sensibilidade de marca-passos artificiais. O tratamento pode predispor a eventos adversos graves em pacientes com doença cardíaca estrutural significativa. Efeitos colaterais como visão embaçada, tonturas, fadiga e hipotensão postural podem afetar a habilidade de dirigir e operar máquinas. O uso em pacientes com problemas nos rins ou fígado deve ser feito com cautela, pois o medicamento pode causar danos ao fígado.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.