Prosoy ® é indicado no tratamento da ejaculação precoce (EP) ou prematura em homens de 18 a 64 anos de idade, com as seguintes características: ejaculação persistente ou recorrente com mínima estimulação sexual antes, durante ou logo após a penetração e antes que o paciente deseje; angústia pessoal acentuada ou dificuldade interpessoal como consequência da EP; e pouco controle sobre a ejaculação.
Como este medicamento funciona?
Prosoy ® possui em sua composição uma substância chamada dapoxetina, que pertence ao grupo dos medicamentos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). A dapoxetina leva a um aumento dos níveis de serotonina no corpo, o que prolonga o tempo até a ejaculação, evitando assim a ejaculação precoce.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso de Prosoy ® é contraindicado nas seguintes situações: hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula; comprometimento moderado ou grave do fígado; doenças cardíacas (condições cardíacas patológicas, anormalidades da condução elétrica do coração não tratadas com marca-passo, doença cardíaca isquêmica significativa ou doença valvular significativa); histórico de síncope (desmaio); depressão grave ou mania (transtorno bipolar). Este medicamento não deve ser utilizado junto com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou tioridazina. Não é recomendado para mulheres e não deve ser utilizado por quem tem síndrome de má absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Prosoy ® é indicado apenas em homens com ejaculação precoce. A segurança não foi estabelecida e não há dados sobre os efeitos de retardamento da ejaculação em homens sem ejaculação precoce.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Prosoy é indicado no tratamento da ejaculação precoce (EP) em homens de 18 a 64 anos. A dose recomendada é de 30 mg ao dia, sendo administrado por via oral. A segurança e eficácia não são estabelecidas em homens sem EP, e não deve ser utilizado juntamente com inibidores da monoaminoxidase ou tioridazina, dentre outros medicamentos. Deve-se ter cuidado ao prescrever para homens com outras formas de disfunção sexual.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Prosoy pode estar associado a alguns efeitos adversos e precauções importantes. O risco de pensamentos suicidas foi apontado em pacientes que utilizam inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), e mania ou hipomania pode também ocorrer. O medicamento pode provocar convulsões, especialmente em pacientes com epilepsia instável. Além disso, há risco de hemorragias em pacientes que estão fazendo uso de outros medicamentos que afetam a função plaquetária ou anticoagulantes.
Outra preocupação é a hypotensão ortostática, que pode ocorrer quando o paciente se levanta rapidamente. Deve-se evitar o uso concomitante com álcool, pois pode aumentar os efeitos adversos. Comprometimento renal e hepático também são considerações importantes, e o medicamento é contra-indicado para pacientes com esses problemas de saúde.
Por último, o uso de Prosoy em pessoas com disfunção sexual pré-existente deve ser monitorado, pois pode haver risco de piora nos sintomas. O tratamento não é recomendado para mulheres e indivíduos abaixo de 18 anos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?