Provera ® (acetato de medroxiprogesterona) é indicado para o tratamento da amenorreia secundária (ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulher que anteriormente já apresentou ciclos menstruais); no tratamento do sangramento uterino disfuncional devido ao desequilíbrio hormonal (sangramento uterino anormal decorrente de um estímulo hormonal inadequado), na ausência de doenças orgânicas, como mioma ou carcinoma no útero. É também indicado na terapia hormonal em oposição aos efeitos endometriais do estrogênio em mulheres na menopausa não histerectomizadas.
Como este medicamento funciona?
Provera ® é um medicamento sintético, semelhante ao hormônio progesterona que existe normalmente no organismo da mulher. Esse medicamento age regulando o sistema endócrino (hormonal) e, portanto, controlando o ciclo menstrual e/ou sangramentos resultantes deste. Por ser uma substância semelhante à progesterona, pode também funcionar como substituto desse hormônio nas mulheres com deficiência do mesmo quando indicado pelo médico. Provera ® não está indicado como contraceptivo (anticoncepcional).
Quando não devo usar este medicamento?
Provera ® é contraindicado nas seguintes condições: a pacientes que apresentam ou já tiveram doenças vasculares [tromboflebite (coágulo com inflamação dos vasos sanguíneos), distúrbios tromboembólicos (formação de um trombo, coágulo, no interior dos vasos sanguíneos)], e cerebrovasculares (alterações nos vasos sanguíneos do cérebro); insuficiência grave da função do fígado; quando houver presença ou suspeita de doença maligna dos órgãos genitais; no sangramento vaginal de causa desconhecida; a pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) à medroxiprogesterona, ou a qualquer componente da fórmula. Provera ® está contraindicado na presença ou suspeita de doença maligna de mama. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Provera ® e seus metabólitos são excretados (eliminados) no leite materno. Não há evidência sugerindo que esse fato determine qualquer dano ao bebê. O uso desse medicamento não interfere no aleitamento do bebê. Provera ® pode interagir com outros medicamentos, como a aminoglutetimida. Se tiver que realizar exames laboratoriais, informe ao médico patologista que está em tratamento com este medicamento. Informe ao seu médico se você tem ou teve depressão, retenção de líquidos, tromboembolismo venoso ou meningioma (um tumor geralmente benigno que se forma nas camadas do tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal). Informe ao seu médico se você é diabética. Atenção: contém sacarose. Atenção: contém lactose. Atenção: deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose - galactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com insuficiência de sacarose - isomaltase. Vários estudos realizados quanto aos efeitos em longo prazo de esquema combinado estrógeno - progestágeno (hormônios femininos) em mulheres pós-menopausadas relataram um aumento no risco de vários distúrbios, incluindo doenças cardiovasculares (doenças do coração ou dos vasos sanguíneos, como por exemplo, doença coronariana, acidente vascular cerebral ("derrame"), tromboembolismo venoso e
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Provera ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O uso combinado de estrogênio/progesterona na pós-menopausa deve se limitar à menor dose eficaz e na menor duração consistente com as metas do tratamento e os riscos individuais para cada paciente, sendo recomendadas avaliações periódicas. Para o tratamento de amenorreia secundária, recomenda-se a administração de Provera por 5 a 10 dias, por 3 ciclos consecutivos. No caso de sangramento uterino disfuncional, pode ser administrado por 5 a 10 dias, por 2 a 3 ciclos e a terapia deve ser descontinuada para verificar se o sangramento regrediu. Para a terapia hormonal em mulheres na menopausa, recomenda-se a administração de Provera por 10 a 14 dias consecutivos, a cada 28 dias ou a cada ciclo mensal. O tratamento deve ser seguido conforme a orientação do médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso a paciente esqueça de tomar Provera ® no horário estabelecido, deve tomá-lo assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e tomar a próxima. Neste caso, a paciente não deve tomar a dose duplicada para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Provera ® pode causar diversos distúrbios, incluindo doenças cardiovasculares como doença coronariana, acidente vascular cerebral, tromboembolismo venoso e embolia pulmonar. Também pode aumentar o risco de câncer de mama, demência e câncer do ovário. É importante procurar médico se ocorrer perda súbita de visão ou enxaqueca.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?