Prysma C 20 CPR REV 3MG

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Eszopiclona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Prysma® (eszopiclona) é destinado ao tratamento de insônia em adultos. Os sintomas da insônia incluem dificuldade para adormecer e despertar frequente durante a noite.

  • Como este medicamento funciona?

    Prysma® (eszopiclona) ativa receptores cerebrais chamados gama-aminobutírico (receptor GABA), que estão envolvidos no processo de adormecer. Desta forma, reduz o tempo de início do sono e a frequência dos despertares noturnos, aumenta a duração do sono e melhora a qualidade do sono e do despertar. Devido ao início de ação, o paciente deve deitar-se imediatamente após a ingestão de Prysma® (eszopiclona).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado em casos de alergia conhecida à eszopiclona e aos demais componentes do produto. Este medicamento também é contraindicado na faixa etária pediátrica (menores de 18 anos) e em pacientes com doenças hepáticas, cirrose ou insuficiência hepática. Além disso, é contraindicado em pacientes com história de abuso de álcool e drogas, e mulheres grávidas ou em período de aleitamento sem orientação médica. Pacientes idosos acima de 65 anos não devem usar este medicamento, pois não foram estabelecidas a segurança e eficácia do uso de eszopiclona para esses pacientes.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento foi prescrito somente para você. Não compartilhe Prysma® (eszopiclona) com ninguém, mesmo se eles apresentarem sintomas semelhantes aos seus. Não deve ser usado por menores de 18 anos e maiores de 65 anos, uma vez que não foram estabelecidas a segurança e eficácia do uso de eszopiclona para esses pacientes. Recomenda-se que pacientes idosos até 65 anos não utilizem doses acima de 2 mg. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas. Pode afetar adversamente a habilidade para dirigir ou operar máquinas. Após tomar Prysma®, você pode ter amnésia anterógrada e realizar atividades durante a noite das quais não se lembrará no dia seguinte, como sonambulismo. O uso de álcool ou outras substâncias sedativas pode aumentar a chance de realizar essas atividades. Pacientes devem evitar atividades de risco que requeiram concentração após tomar Prysma® (eszopiclona). O uso deste medicamento pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psíquica. Este é um medicamento de prescrição e deve ser acompanhado por um profissional de saúde.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Prysma® (eszopiclona) deve ser ingerido por via oral e o paciente deve deitar-se imediatamente após a ingestão, pois o medicamento atua ativando receptores cerebrais envolvidos no processo de adormecer, reduzindo o tempo de início do sono e a frequência dos despertares noturnos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar o medicamento Prysma (eszopiclona), tome-o assim que lembrar, mas se estiver próximo do horário de sua próxima dose, pulando a dose esquecida. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Prysma deve ser tomado imediatamente antes de dormir, por isso é importante que você siga as orientações da bula em relação ao uso adequado do medicamento.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Prysma® (eszopiclona) pode causar reações de hipersensibilidade, incluindo anafilaxia e angioedema, que se caracterizam por inchaço da língua ou da garganta, dificultando a respiração, o que pode ser fatal. Além disso, o uso de Prysma pode levar a amnésia anterógrada, onde o paciente não se lembra de eventos ocorridos após a ingestão. Há relatos de comportamentos como sonambulismo e condução de veículos que podem ocorrer sem lembrança no dia seguinte. O uso concomitante de álcool ou outras substâncias sedativas pode aumentar esses riscos. O uso indevido do medicamento pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psíquica.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.