Ralzin (cloridrato de sertralina) é indicado para uso adulto nos seguintes tratamentos: sintomas de depressão, incluindo depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania; transtorno do pânico; transtorno do estresse pós-traumático; fobia social ou transtorno de ansiedade social; e sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual e/ou transtorno disfórico pré-menstrual. Para pacientes pediátricos (a partir de 6 anos de idade), Ralzin é indicado para o transtorno obsessivo compulsivo.
Como este medicamento funciona?
Ralzin (cloridrato de sertralina) age sobre uma substância encontrada no cérebro, chamada de serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais é indicado. Ralzin começa agir em 7 dias. O tempo necessário para se observar melhora clínica pode variar e depende das características do paciente e do tipo de transtorno em tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Ralzin (cloridrato de sertralina) não deve ser usado se você tiver história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula; se você estiver usando antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO); como selegilina, tranilcipromina, isocarboxazida, fenelzina, linezolida, azul de metileno ou se estiver tomando pimozida ou dentro de 14 dias após a descontinuação do tratamento com IMAO. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidassem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de RALZIN (cloridrato de sertralina) não deve ser realizado diante de história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula. Também é contraindicado em pacientes que estejam utilizando antidepressivos da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), como selegilina ou tranilcipromina, e em mulheres grávidas sem orientação médica. É importante informar seu médico sobre todas as medicações em uso, pois interações medicamentosas podem levar à síndrome serotoninérgica, além de aumentar o risco de alterações graves nos batimentos cardíacos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Ralzin (cloridrato de sertralina) 100 mg apresenta-se na forma de um comprimido revestido circular, sulcado em ambas as faces, de coloração branca a levemente amarelada. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O RALZIN (cloridrato de sertralina) deve ser utilizado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia. O tratamento para pacientes pediátricos entre 6 e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e acima de 12 anos deve ser 50 mg/dia. Os ajustes de dose deverão ser feitos de acordo com a resposta clínica conforme avaliação e orientação médica. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Os comprimidos de 50 mg e 100 mg podem ser partidos. A parte não utilizada do comprimido deve ser guardada na embalagem original e administrada no prazo máximo de 02 dias.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar Ralzin, tome a dose assim que se lembrar. No entanto, se estiver próximo da hora da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao seu esquema de dosagem habitual. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o medicamento RALZIN (cloridrato de sertralina) pode causar incluem a sindrome serotoninérgica, com sintomas como agitação, alucinações, coma, instabilidade autonômica, taquicardia, alterações dos movimentos, náuseas, vômito e diarreia. Também pode ocorrer alteração grave nos batimentos cardíacos, além do risco de morte súbita. A utilização de outros medicamentos, especialmente aqueles que afetam a função plaquetária, pode aumentar o risco de sangramento. Outros efeitos adversos incluem disfunção sexual, midríase, e a possibilidade de agravamento de sintomas de depressão e pensamentos suicidas, principalmente no início do tratamento ou em mudanças de dose.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Contate seu médico imediatamente se você tiver usado uma quantidade maior do que a indicada de Ralzin (cloridrato de sertralina). Sintomas de uma possível overdose podem incluir a sindrome serotoninérgica, caracterizada por agitação, alucinações, coma, taquicardia, pressão sanguínea instável, hipertermia, e alterações neuromusculares como rigidez. É fundamental buscar orientação médica imediatamente.