• Home
  • Bulas
  • Ramipril Medley 5MG com 30 Comprimidos

Ramipril Medley 5MG com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. - 10588595001092
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Ramipril
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O ramipril é indicado para o tratamento de: pressão alta; insuficiência cardíaca congestiva; redução da mortalidade em pacientes pós-ataque cardíaco; tratamento de doenças no glomérulo renal, em pacientes diabéticos ou não; prevenção de ataque cardíaco, derrame ou morte por doença cardiovascular; e prevenção da progressão de microalbuminúria e doença renal manifesta.

  • Como este medicamento funciona?

    O ramipril é um anti-hipertensivo que promove a queda dos níveis elevados da pressão arterial e também promove outros efeitos protetores no sistema do coração e circulatório. Os efeitos do ramipril são atribuídos principalmente à inibição da enzima conversora de angiotensina [ECA]. Na maioria dos pacientes, o início do efeito anti-hipertensivo torna-se aparente após 1 ou 2 horas da administração oral de dose única, sendo que o efeito máximo é alcançado 3 a 6 horas após essa administração. A duração do efeito anti-hipertensivo de uma dose única é geralmente de 24 horas. O efeito anti-hipertensivo máximo com a administração contínua de ramipril é geralmente observado após 3 a 4 semanas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos: possuir alergia ao ramipril, a qualquer outro inibidor da ECA ou a qualquer um dos componentes da formulação; possuir histórico de angioedema; uso concomitante dos medicamentos sakubitril/valsartana; estreitamento na artéria do rim hemodinamicamente relevante, quadro de pressão arterial baixa ou instável; em pacientes com diabetes ou com alteração moderada a severa da função dos rins que utilizam medicamentos com alisquireno; em pacientes com nefropatia diabética que utilizam um antagonista do receptor de angiotensina II (ARAII); síndrome de má-apabsorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O ramipril não deve ser utilizado nos seguintes casos: alergia ao ramipril, a qualquer outro inibidor da ECA ou a qualquer um dos componentes da formulação; histórico de angioedema; uso concomitante dos medicamentos sacubitril/valsartana; estreitamento na artéria do rim; pressão arterial baixa ou instável; em pacientes com diabetes ou com alteração moderada a severa da função dos rins utilizando medicamentos com alisquireno; em pacientes com nefropatia diabética que utilizam um antagonista do receptor de angiotensina II (ARAII); e pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose.

    Ads angioedema de cabeça e pescoço deve ser interrompido imediatamente e o médico contatado. O ramipril não é indicado para hiperaldosteronismo primário.

    O tratamento deve ter acompanhamento médico regular. A monitorização da função dos rins, dos eletrólitos e da contagem de leucócitos é recomendada. O uso em gravidez e amamentação é contraindicado.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O ramipril deve ser administrado por via oral. O efeito anti-hipertensivo se torna aparente após 1 a 2 horas da administração, com efeito máximo entre 3 a 6 horas. A duração do efeito de uma dose única é geralmente de 24 horas, e o efeito máximo em tratamentos contínuos é geralmente observado após 3 a 4 semanas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de ramipril pode causar angioedema, que se caracteriza por inchaço de cabeça, pescoço ou extremidades. Quando ocorrer, o medicamento deve ser interrompido imediatamente e o médico deve ser contatado. Além disso, foi relatado angioedema intestinal, que se manifesta com dor abdominal, podendo ocorrer também enjoo ou vômito. Outros efeitos indesejados incluem a possibilidade de leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue) e alterações no funcionamento do fígado. É necessário monitoramento da função renal e dos níveis de potássio e sódio no sangue, pois o medicamento pode levar a hipotensão e hipercalemia.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.