Reduclim 25mg com 35 Comprimidos

  • Fabricante: Farmoquímica S/A - 33349473000158
  • Categoria: Menopausa
  • Princípio ativo: Tibolona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado para o alívio das queixas resultantes da menopausa e para a prevenção da osteoporose.

  • Como este medicamento funciona?

    Reduclim ® é um medicamento que tem como substância ativa a tibolona, que alivia os sintomas da menopausa (como fogachos, transpiração, secura vaginal), previne a perda óssea, melhora o humor e a libido (desejo sexual).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado no caso de reação alérgica à ti bolona ou a qualquer componente de sua formulação. Não deve ser utilizado nas seguintes condições: gravidez e lactação; história atual ou anterior de câncer que possa se desenvolver na presença de hormônios sexuais (como câncer de mama ou do endométrio); história atual ou anterior de problemas circulatórios, especialmente os relacionados à trombose; alguma doença grave no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; porfiria (doença hereditária ou adquirida); espessamento do endométrio (tecido de revestimento do útero).

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Não é aconselhável a administração de Reduclim com medicamentos do tipo anticagulantes, como a varfarina. Informe ao seu médico caso você tenha que ser submetida a alguma cirurgia ou imobilização forçada decorrente, por exemplo, de acidentes ou operações. É aconselhável que você seja submetida regularmente a um exame ginecológico. Informe ao seu médico quando da ocorrência das seguintes condições: histórico atual ou anterior de problemas circulatórios, como trombose, bem como inchaço doloroso de uma perna; dor repentina no peito ou dificuldade para respirar; mioma (tipo de tumor); mau funcionamento do coração ou dos rins; aumento do nível de triglicerídeos (um tipo de gordura) no sangue; histórico atual ou anterior de câncer que possa se desenvolver na presença de hormônios; pressão alta (hipertensão); problemas de fígado; diabetes mellitus; cálculo na vesícula; enxaqueca ou dor de cabeça grave; lúpus (tipo de inflamação crônica na pele); história de espessamento do endométrio; epilepsia; asma; problemas no ouvido (otosclerose).

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve tomar os comprimidos, preferivelmente, sempre na mesma hora do dia, sem mastigar e com o auxílio de algum líquido. A posologia deve ser ajustada pelo seu médico, considerando que a dose diária de 1,25 mg é eficaz, mas que, para pacientes com sintomas mais acentuados que necessitam de alívio mais rápido, a dose de 2,5 mg é mais adequada. Para melhores resultados, o tratamento deve ter a duração de pelo menos três meses. O tratamento em mulheres com menopausa natural deve ser iniciado pelo menos 12 meses após o último sangramento natural e, em casos de menopausa artificial, pode ser iniciado imediatamente. Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento, e não interrompa sem sua orientação.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você tenha se esquecido de tomar este medicamento, tome a dose assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao seu esquema de dosagem habitual. Não tome duas doses ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento REDUCLIM pode causar uma série de efeitos adversos. Está contraindicado em caso de reação alérgica à tibolona ou a qualquer componente de sua formulação. Além disso, não deve ser utilizado nas seguintes condições: gravidez e lactação; história atual ou anterior de câncer que possa se desenvolver na presença de hormônios; problemas circulatórios; doenças graves no fígado; sangramento vaginal sem explicação; porfiria; espessamento do endométrio. Pode ocorrer doping e aumento da pressão arterial. O uso de anticoagulantes com tibolona não é aconselhável, pois pode aumentar o risco de hemorragia. Sangramento vaginal e outros efeitos colaterais podem incluir icterícia e dor de cabeça.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.