REHIDRAT ® 50 é indicado para prevenção da desidratação e manutenção da hidratação após a fase de reidratação em pacientes com diarreia aguda.
Como este medicamento funciona?
As ações esperadas deste medicamento são prevenir a desidratação e manter a hidratação após a fase de reidratação. Como REHIDRAT ® 50 é uma solução de hidratação oral, seu início de ação é imediato.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar REHIDRAT ® 50 se apresentar obstrução intestinal, perfuração do intestino ou vômitos frequentes e ininterruptos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O REHIDRAT ® 50 deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal, que não excretam o potássio adequadamente. O preparo incorreto da solução, com adição de menos água do que o recomendado, pode resultar em aumento das concentrações plasmáticas de sódio e potássio. É importante seguir as instruções de preparo contidas na embalagem, utilizando as quantidades recomendadas de água previamente filtrada ou fervida e esfriada. A solução reconstituída deve ser utilizada dentro de 24 horas. Durante a gravidez e lactação, o uso do REHIDRAT ® 50 só deve ser realizado sob orientação médica. Além disso, o produto contém corante que pode causar reações alérgicas e deve ser utilizado com cautela por diabéticos, pois contém açúcar. É fundamental informar ao médico sobre o uso de outros medicamentos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser guardado em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C), protegido da luz e umidade. Depois da reconstituição do pó, a solução obtida deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e deve ser utilizada dentro do período de 24 horas. Passado esse prazo, o que restar da solução deve ser desprezado.
Como devo usar este medicamento?
Siga cuidadosamente as instruções para preparo da solução. Use a quantidade correta de água, pois uma quantidade menor do que a recomendada deixará a solução concentrada demais, e uma quantidade maior deixará a solução fraca, podendo trazer problemas. Use uma colher e um recipiente limpos e água previamente filtrada ou fervida e esfriada. Depois de preparar a solução, mantenha o recipiente tampado e em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30ºC). Esta solução também pode ser usada após a reidratação, para manter a recuperação de água e sais, podendo ser oferecida à vontade, pura, mas intercalando com a administração de outros líquidos. Durante o tratamento da desidratação em crianças, não é necessário interromper a alimentação. Se estiver amamentando a criança, continue oferecendo o seio nos intervalos da solução. Doses superiores a 100 mL a cada evacuação para crianças com até 1 ano de idade e 200 mL a cada evacuação para crianças com mais de 1 ano de idade ou adultos devem ser administradas somente sob orientação médica. Dissolva o conteúdo do envelope em 250 mL de água previamente filtrada ou fervida e esfriada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento REHIDRAT não deve ser utilizado se apresentar obstrução intestinal, perfuração do intestino ou vômitos frequentes e ininterruptos. Deve-se usar com cautela em pacientes com insuficiência renal, pois soluções orais contendo potássio podem resultar em superdose se o preparo da solução não for feito corretamente, levando ao aumento das concentrações plasmáticas de sódio e potássio. O uso dele durante a gravidez deve ser evitado sem orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Uma situação em que existe risco de superdose é o preparo incorreto da solução de REHIDRAT ® 50, com acréscimo de menos água do que o recomendado. Nesse caso, podem ocorrer como consequências mais graves, aumento das concentrações plasmáticas de sódio e potássio. Portanto, deve-se seguir com atenção as instruções de preparo contidas na embalagem. Doses superiores a 100 mL a cada evacuação para crianças com até 1 ano de idade e 200 mL a cada evacuação para crianças com mais de 1 ano de idade ou adultos devem ser administradas somente sob orientação médica.