RESFEGRIPE SINUS é indicado para o alívio temporário dos sintomas decorrentes de gripes, resfriados comuns e sinusites tais como congestão nasal, obstrução nasal, coriza, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, entre outros; e para redução da febre.
Como este medicamento funciona?
O paracetamol é um analgésico e antitérmico que reduz a febre atuando no sistema nervoso central (SNC) e diminui a sensibilidade para a dor. A pseudoefedrina reduz a congestão nasal. A ação do medicamento se inicia dentro de 15 a 30 minutos após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar RESFEGRIPE SINUS em caso de alergia ao paracetamol, ao cloridrato de pseudoefedrina ou a qualquer componente de sua fórmula. Você não deve usar paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina se você tem hipertensão arterial (pressão alta) grave ou não controlada, ou doença ou insuficiência renal grave súbita (aguda) ou de longo prazo (crônica). Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. RESFEGRIPE SINUS não deve ser administrado a pacientes em uso de inibidores da monoaminooxidase (IMAO), como alguns medicamentos antidepressivos (ex: tranilcipromina, moclobemida), ou para distúrbios psiquiátricos e emocionais (ex: iproniazida, fenelzina), ou para Doença de Parkinson (ex: selegilina), ou por duas semanas após o término do uso destes medicamentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Reações cutâneas graves foram relatadas muito raramente em pacientes que receberam paracetamol e/ou pseudoefedrina. Se ocorrerem reações cutâneas, como vermelhidão na pele, bolhas e erupções cutâneas, ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade, ou ainda piora de problemas de pele já existentes, interrompa o uso do medicamento e procure ajuda médica imediatamente. Interrompa o uso do medicamento e procure ajuda médica caso apresente dor abdominal súbita, sangramento retal ou diarreia. Interrompa imediatamente o uso do medicamento e procure ajuda médica caso apresente dor de cabeça em trovoada, associada ou não a enjoos ou vômitos, confusão mental, alteração visual ou convulsão. Considerando que este produto contém o cloridrato de pseudoefedrina como um dos seus princípios ativos, pacientes com doenças cardiovasculares, hipertensos, com doença arterial coronariana, com distúrbios da tiroide, com dificuldade de urinar devido a aumento da próstata, diabetes, glaucoma ou com função renal comprometida somente devem utilizar este medicamento sob avaliação médica. Uso em pacientes com problemas no fígado: consulte seu médico antes de usar o medicamento. Se você é um usuário crônico de bebidas alcoólicas, deve consultar seu médico para saber se pode tomar RESFE
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser administrados por via oral, com líquido. Pode ser administrado independentemente das refeições. Adultos e crianças acima de 12 anos devem tomar 2 comprimidos a cada 4 ou 6 horas, não excedendo 8 comprimidos em doses fracionadas em um período de 24 horas, ou conforme orientação médica. RESFEGRIPE SINUS não deve ser utilizado por mais de 3 dias no caso de febre ou por mais de 7 dias no caso de dore. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de tomar uma dose do medicamento, faça-o assim que se lembrar, no caso de ainda haver necessidade, e então ajuste o horário das próximas tomadas. Não tome a dose dobrada para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento RESFEGRIPE SINUS pode causar as seguintes reações adversas: nervosismo (comum, ocorre entre 1% e 10% dos pacientes), boca seca, náusea, tontura e insônia. Além disso, em estudos pós-mercado, foram observadas reações muito raras (menos de 0,01% dos pacientes), como reação anafilática, hipersensibilidade, angioedema, prurido, erupções cutâneas, urticária, disúria, retenção urinária, ansiedade, euforia, alucinação, agitação, derrames cerebrais, dor de cabeça, formigamento, síndrome de encefalopatia posterior reversível, hiperatividade psicomotora, síndrome de vasoconstrição cerebral reversível, tremor, sonolência, arritmia, infarto do miocárdio, palpitações, taquicardia, aumento na pressão sanguínea, dor abdominal, infarto intestinal, diarreia, vômitos e aumento das transaminases. Em caso de aparecimento de reações indesejáveis, é recomendado informar seu médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de doses excessivas ou maiores que as recomendadas de paracetamol pode resultar em dano hepático grave e sérios problemas de saúde. Em caso de overdose, procure ajuda médica imediatamente. A atenção médica imediata é indispensável tanto para adultos como para crianças, mesmo na ausência de sinais ou sintomas.