Este medicamento é destinado ao tratamento tópico das infecções de superfície, causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina. As indicações incluem: ferimentos e feridas infectadas, queimaduras, furúnculos, piodermites (infecção da pele), dermatoses infectadas, úlceras varicosas, dermatites eczematosas e curativos de feridas pós-cirúrgicas infectadas.
Como este medicamento funciona?
A rifamicina SV é um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada. Atua particularmente nas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos e mesmo nas causadas pelos estafilococos penicilino-resistentes.
Quando não devo usar este medicamento?
RIFOCINA Spray não deve ser utilizado em pacientes que apresentam alergia a rifamicinas ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
RIFOCINA Spray contém metabissulfito de potássio. Em pessoas suscetíveis, particularmente em asmáticos, esta substância pode causar reações alérgicas e crises asmáticas severas. Informe o seu médico caso desenvolva problemas de pele graves, tais como síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET), reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA). Caso desenvolva quaisquer reações cutâneas ou sintomas listados, pare o tratamento e informe imediatamente o seu médico ou profissional de saúde. O uso prolongado de rifamicina pode resultar no crescimento de organismos não-suscetíveis, e o tratamento deve ser limitado e monitorado pelo médico. RIFOCINA Spray deve ser utilizada durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial. Este medicamento pode causar reações alérgicas graves, principalmente em pacientes asmáticos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
RIFOCINA Spray deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 - 30°C). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
RIFOCINA Spray deve ser aplicado dentro de cavidade ou para lavagem de cavidade após aspiração do conteúdo purulento (pus), e possibilidade de limpeza com solução salina. Para a aplicação externa (para lesões, feridas ou furúnculos) ou para preparação de curativos ou compressas. Pulverizar a área afetada a cada 6 - 8 horas, ou a critério médico. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé). RIFOCINA Spray pode ser associada com a administração de outros antibióticos sistêmicos. Para RIFOCINA Spray segue o procedimento de limpeza: Após o uso, limpe cuidadosamente o orifício do atuador com um lenço de papel ou pano limpo e recoloque a tampa. Em caso de não funcionamento do spray, remova o atuador e mergulhe-o em água morna por alguns minutos, recoloque-o em seguida. Pressione o atuador sobre o frasco conforme necessário, até que um pulverizado seja obtido e use normalmente. Não há estudos dos efeitos de RIFOCINA Spray administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via tópica (uso externo), conforme recomendado pelo médico. ATENÇÃO: NÃO UTILIZAR NA CAVIDADE ORAL. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o RIFOCINA Spray pode causar incluem pigmentação (coloração) predominantemente vermelho-alaranjada na pele e/ou fluidos (incluindo pele, dentes, língua, urina, fezes, saliva, escarro, lágrimas, suor e fluido cerebroespinhal). Também foram relatados raros casos de reações dolorosas ou alérgicas no local de aplicação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?