Risperidon 60ml Solucao Oral 1MG Ml

  • Fabricante: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. - 44734671000151
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Risperidona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Risperidon é um medicamento usado para tratar as assim chamadas psicoses (por exemplo, esquizofrenia). Ele tem um efeito favorável sobre transtornos relacionados ao pensamento, emoções e/ou atividades, como: confusão, alucinações, distúrbios da percepção, desconfiança incomum, isolamento da sociedade, e ser excessivamente introvertido. Além disso, risperidon também melhora a ansiedade, a tensão e o estado mental alterado por esses transtornos. Pode ser utilizado tanto em quadros de início súbito (agudos) como nos de longa duração (crônicos). Após o alívio dos sintomas, risperidon é usado para manter os distúrbios sob controle, ou seja, para prevenir recaídas. Este medicamento também é utilizado em demência relacionada à doença de Alzheimer moderada a grave, para controlar agitação, agressividade ou sintomas psicóticos. Além disso, pode ser usado para o tratamento de mania e irritabilidade associada ao transtorno autista em crianças e adolescentes.

  • Como este medicamento funciona?

    Os medicamentos antipsicóticos afetam compostos químicos que permitem a comunicação entre as células nervosas (neurotransmissores). Estes compostos químicos são a dopamina e a serotonina. Não se sabe exatamente como risperidona funciona. Entretanto, parece reajustar o equilíbrio entre a dopamina e a serotonina no organismo. O controle dos sintomas é observado com o decorrer do tratamento. A solução oral e os comprimidos revestidos de risperidona são bioequivalentes.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome risperidona se você for alérgico a este medicamento ou a qualquer componente de sua fórmula. A alergia pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção da pele, coceira, encurtamento da respiração ou inchaço facial. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. É contra-indicado para menores de 5 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Risperidona não deve ser utilizada por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. É contra-indicado para menores de 5 anos. Estudos em pacientes idosos com demência mostraram que o uso de risperidona está associado a um maior índice de óbito, especialmente se administrada com furosemida. Além disso, a risperidona pode causar alterações repentinas no estado mental e fraqueza. É importante informar ao médico sobre a ocorrência de coágulos no sangue, histórico familiar de convulsões, uso de medicamentos para pressão alta e doenças cardíacas. O uso deste medicamento deve ser acompanhado de cuidado, especialmente em pacientes com diabetes, problemas cardíacos ou que realizam atividades que podem causar desidratação. Pode induzir ganho de peso.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de risperidona pode causar efeitos colaterais como: alergias (como erupção da pele, coceira, dificuldade para respirar ou inchaço facial), confusão mental, redução da consciência, febre alta, sensação de contratura muscular, e níveis perigosamente baixos de um certo tipo de células brancas do sangue. Também pode ocorrer aumento da glicose no sangue, ganho de peso, problemas cardiovasculares, e ereções prolongadas e dolorosas. Pacientes idosos com demência têm um risco elevado de mortalidade quando tratados com risperidona, especialmente em casos de uso concomitante com furosemida.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você ou alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de RISPERIDON, é importante procurar um médico imediatamente. Sintomas de superdosagem podem incluir efeitos como sonolência extrema, sintomas extrapiramidais (como contrações involuntárias), e outras reações adversas graves. O uso excessivo pode afetar a capacidade do corpo de regular a temperatura e causar problemas cardiológicos, entre outros riscos. É fundamental obter assistência médica o mais rápido possível.