A risperidona é um medicamento usado para tratar as assim chamadas psicoses (por exemplo, esquizofrenia). Isto significa que ele tem um efeito favorável sobre um certo número de transtornos relacionados ao pensamento, às emoções e/ou às atividades, tais como: confusão, alucinações, distúrbios da percepção (por exemplo, ouvir vozes de alguém que não está presente), desconfiança incomum, isolamento da sociedade, ser excessivamente introvertido, etc. A risperidona também melhora a ansiedade, a tensão e o estado mental alterado por estes transtornos. A risperidona pode ser usada tanto em quadros de início súbito (agudos) como nos de longa duração (crônicos). Além disso, após o alívio dos sintomas, risperidona é usada para manter os distúrbios sob controle, isto é, para prevenir recaídas. A risperidona também é usada, por até 12 semanas, em demência relacionada à doença de Alzheimer moderada a grave, especificamente para controlar agitação, agressividade ou sintomas psicóticos. Outra condição para a qual você pode receber risperidona é a mania, caracterizada por sintomas como humor elevado, expansivo ou irritável, autoestima aumentada, necessidade de sono reduzida,
Como este medicamento funciona?
A risperidona é um medicamento antipsicótico que afeta compostos químicos como a dopamina e a serotonina que permitem a comunicação entre as células nervosas. Embora não se saiba exatamente como a risperidona funciona, acredita-se que ela reajuste o equilíbrio entre esses neurotransmissores no organismo, observando-se o controle dos sintomas ao longo do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome risperidona se você for alérgico a este medicamento ou a qualquer componente de sua fórmula. A alergia pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção da pele, coceira, encurtamento da respiração ou inchaço facial. Na ocorrência de qualquer um destes sintomas, contate seu médico imediatamente.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Estudos em pacientes idosos com demência demonstraram que risperidona administrada isoladamente ou com furosemida, está associado a um maior índice de óbito. Informe ao seu médico se você estiver tomando furosemida. O uso da risperidona com medicamentos para o tratamento de pressão alta pode resultar em pressão baixa. Diga a seu médico se você ou alguém em sua família tem histórico de coágulos no sangue. A risperidona deve ser usada com cuidado e apenas após a consulta com o seu médico, se você tiver problemas de coração, diabetes, insuficiência renal ou hepática. Pessoas idosas devem tomar doses menores. A risperidona pode afetar sua vigilância; não dirija até que seu médico avalie sua sensibilidade. Se está grávida ou planejando engravidar, consulte seu médico, pois podem ocorrer efeitos em recém-nascidos. Não amamente se estiver tomando risperidona. A risperidona pode intensificar o efeito do álcool e de outros medicamentos que reduzem a capacidade para reagir.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A risperidona deve ser usada com cuidado em pessoas idosas, que devem tomar doses menores do que as prescritas para os demais pacientes adultos. Aposologia deve ser ajustada conforme a supervisão médica. Uso oral recomendado é para pacientes acima de 5 anos e deve ser feita com base na orientação do médico. Os alimentos não afetam a absorção da risperidona.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar a risperidona, consulte o seu médico para orientações específicas. Não deve tomar uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Informações detalhadas sobre o que fazer em caso de esquecimento não estão disponíveis na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A risperidona pode causar os seguintes males: alergia, reconhecida por erupção da pele, coceira, encurtamento da respiração ou inchaço facial. Pode estar associada a maior índice de óbito em pacientes idosos com demência. Alterações repentinas no estado mental, fraqueza repentina ou paralisia, e fala arrastada também foram observadas. O uso com medicamentos para pressão alta pode resultar em pressão baixa. A presença de coágulos de sangue nos pulmões e pernas foi reportada. A confusão mental, febre alta e contraturas musculares podem ocorrer. Além disso, a risperidona raramente provoca níveis baixos de células brancas do sangue e aumento de açúcar no sangue. O uso deve ser cauteloso em casos de doenças cardiovasculares, diabetes, insuficiência renal ou hepática. Pode ainda provocar ganho de peso e afetar a vigilância necessária para dirigir.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?