Ritalina ® é utilizada para o tratamento do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes. Este transtorno é caracterizado por dificuldades em se concentrar e manter-se em atividades por um período de tempo, além de ser difícil de lidar na escola e em casa. Adultos com TDAH também podem sofrer com problemas de concentração e inquietação. Adicionalmente, a Ritalina ® é usada para o tratamento da narcolepsia em adultos, que é um distúrbio do sono indicado por ataques de sonolência durante o dia.
Como este medicamento funciona?
A Ritalina ® tem como substância ativa o cloridrato de metilfenidato. Este medicamento é um estimulante do sistema nervoso central. No tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), a Ritalina ® age melhorando as atividades de certas partes do cérebro que são pouco ativas, o que resulta em uma melhora da atenção e da concentração, além de reduzir o comportamento impulsivo. Para a narcolepsia, a Ritalina ® alivia a sonolência diurna excessiva.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Ritalina se você:
é alérgico (hipersensíveis) ao metilfenidato ou a qualquer outro componente de Ritalina listado no início desta bula;
sufre de ansiedade, tensão ou agitação;
tem algum problema da tireoide;
tem problemas cardíacos, como ataque cardíaco, batimento cardíaco irregular, dor no peito (angina), insuficiência cardíaca, doença cardíaca ou se nasceu com problema do coração;
tem pressão sanguínea muito alta (hipertensão) ou estreitamento dos vasos sanguíneos (doença arterial oclusiva);
estiver tomando um medicamento chamado “inibidor da monoamino oxidase” (IMAO);
tem pressão ocular aumentada (glaucoma);
tem um tumor da glândula adrenal chamado feocromocitoma;
tem síndrome de Tourette ou se qualquer outro membro da família for portador desta síndrome.
Se você acha que algum dos casos acima aplica-se a você, informe ao seu médico, sem tomar Ritalina.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A Ritalina ® só poderá ser prescrita por um médico. Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente, mesmo que sejam diferentes da informação geral contida nesta bula. A Ritalina ® deve ser utilizada com cuidado se você: apresentar ereções anormais ou frequentes e dolorosas do pênis sob tratamento ou após descontinuação, sentir a combinação dos seguintes sintomas: agitação, tremores, contrações musculares repentinas, temperatura elevada anormal, náuseas e vômitos enquanto toma metilfenidato com medicamentos que elevam o nível da serotonina do corpo, tiver histórico de abuso de álcool ou droga, desmaios, pressão sanguínea alta, qualquer anormalidade cardíaca, distúrbios mentais agudos, sintomas psicóticos, comportamento agressivo, pensamentos ou comportamentos suicidas, tiques motores, ou problemas oculares. Caso qualquer uma destas condições se aplique a você, informe ao seu médico. O médico decidirá se você pode começar ou continuar a tomar Ritalina ®. Durante o tratamento, o médico irá verificar seus indicadores gerais de saúde periodicamente, e monitorar o crescimento de crianças que tomam Ritalina ®.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Ritalina deve ser utilizada via oral e é indicada para adultos e crianças acima de 6 anos de idade. O médico irá prescrever a dosagem, que deve ser seguida rigorosamente. É recomendável que o uso de Ritalina siga as orientações do médico, mesmo que sejam diferentes das informações gerais contidas na bula. Você pode tomar os comprimidos de Ritalina com ou sem alimentos. Além disso, o tratamento pode incluir terapia psicológica, educacional e social para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ou narcolepsia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Ritalina pode causar os seguintes males: alergia ao metilfenidato ou qualquer outro componente da bula; ansiedade, tensão ou agitação; problemas cardíacos, como infarto, batimentos cardíacos irregulares, angina, insuficiência cardíaca; hipertensão; glaucoma; e síndrome de Tourette. Além disso, pode causar ereções anormais e dores de cabeça, e deve ser utilizado com cautela se o paciente tiver histórico de abuso de substâncias ou distúrbios mentais. O uso pode também resultar em tontura, sonolência, alucinações e reações adversas ao sistema nervoso central.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você suspeitar que alguém usou uma quantidade maior do que a indicada de Ritalina, deve procurar imediatamente um médico para orientação e assistência. O uso excessivo de cloridrato de metilfenidato pode resultar em sintomas adversos e complicações que necessitam de avaliação médica urgente.