A rivaroxabana é usada para prevenir a formação de coágulos de sangue nas suas veias após cirurgia de substituição da articulação em seus joelhos ou quadril. Este medicamento é indicado para o tratamento de trombose nas veias profundas e prevenção de trombose nas veias profundas e embolia pulmonar recorrentes, em adultos. A rivaroxabana também é indicada para o tratamento de embolia pulmonar e para prevenção de embolia pulmonar e trombose nas veias profundas recorrentes, em adultos.
Como este medicamento funciona?
A substância ativa deste medicamento é a rivaroxabana, que pertence a um grupo de medicamentos chamados de agentes antitrombóticos, os quais impedem a formação do trombo, ou seja, impedem a coagulação do sangue no interior do vaso sanguíneo. A rivaroxabana age inibindo a ação do fator de coagulação Xa (elemento necessário para a formação do coágulo) e reduz assim a tendência do sangue formar coágulos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar rivaroxabana:
- se você for alérgico (hipersensível) à rivaroxabana ou a qualquer outro componente deste medicamento;
- se você está com sangramento que requer cuidados especiais (por exemplo, sangramento intracraniano, sangramento gastrintestinal);
- se você tem doença hepática grave que leva a um aumento de risco de sangramento;
- se você está grávida ou amamentando.
Não use rivaroxabana e fale com seu médico se qualquer um dos eventos acima se aplicar a você. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve ter cuidado especial na administração de rivaroxabana se tem doença renal grave ou moderada; se tem risco aumentado de sangramento, tais como: distúrbios hemorrágicos; pressão arterial muito alta, não controlada por tratamento médico; úlcera ativa ou recente no estômago ou no intestino; problemas nos vasos sanguíneos da parte de trás dos olhos (retinopatia); sangramento recente em seu cérebro (hemorragia intracraniana ou intracerebral); problemas nos vasos sanguíneos do cérebro ou da medula espinhal; operação recente em seu cérebro, medula espinhal ou olhos; bronquiectasia; se tem prótese de válvula cardíaca; e se o médico identificar uma forma grave de síndrome antifosfolípide. Também deve-se ter cuidado se tiver um câncer ativo. Não é recomendada a administração de rivaroxabana se a pressão arterial estiver instável ou se outro procedimento cirúrgico para remoção de coágulo sanguíneo estiver planejado. Além disso, você não deve usar rivaroxabana se estiver grávida ou amamentando. Se você precisar de alguma operação, é muito importante seguir as orientações do médico sobre quando usar rivaroxabana.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Sempre use a rivaroxabana exatamente como informado por seu médico. Ingerir o comprimido preferencialmente com água. O comprimido pode ser ingerido com ou sem alimentos. Se você apresentar dificuldades para engolir o comprimido inteiro, converse com seu médico sobre outras formas de tomar rivaroxabana. O comprimido de rivaroxabana pode ser triturado e misturado com água ou alimentos pastosos, como purê de maçã, imediatamente antes da utilização, e administrado por via oral. Se necessário, seu médico poderá administrar rivaroxabana por uma sonda gástrica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A rivaroxabana pode causar reações adversas, incluindo tontura (reação adversa comum) e desmaios (reação adversa incomum). É importante não dirigir ou operar máquinas se apresentar esses sintomas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?