Rizi-M é indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica sazonal (que ocorre em determinadas épocas do ano).
Como este medicamento funciona?
O medicamento Rizi-M combina a ação da levocetirizina, um agente anti-histamínico que combate alergias, com a ação do montelucaste, um bloqueador da ação dos leucotrienos, substâncias produzidas por células do sangue que causam os sintomas alérgicos. A levocetirizina impede o encaixe da histamina em receptores H1, evitando assim a resposta alérgica. O montelucaste inibe o receptor de leucotrienos cisteínicos CysLT1, bloqueando o ciclo de inflamação. O tempo médio estimado do início da ação de Rizi-M é de 1 hora após a ingestão do medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deverá utilizar Rizi-M caso apresente:
- Alergia às substâncias ativas (montelucaste ou levocetirizina), a outros derivados de piperazina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
- Insuficiência renal grave com menos de 10mL/min de depuração da creatinina (volume filtrado pelos rins a cada minuto).
- Problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má absorção de glucose-galactose.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe seu médico se ocorrerem sintomas neuropsiquiátricos com o uso de Rizi-M, como alteração de comportamento, agitação, agressividade, ansiedade, depressão, desorientação, alucinações, insônia, irritabilidade, sonambulismo ou pensamento e comportamento suicida. Recomenda-se cautela ao conduzir veículos ou utilizar máquinas, pois alguns pacientes podem sentir sonolência, fadiga ou astenia após o uso. O comprimido contém lactose, e pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má absorção de glucose-galactose não devem usar o medicamento. Este medicamento contém açúcar e deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Este medicamento possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, se conservado nas condições informadas. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A dose recomendada de Rizi-M é de um comprimido revestido tomado por via oral (pela boca), à noite. O comprimido deve ser engolido inteiro, com ou sem alimento. O tratamento deve ser utilizado por 14 dias ou conforme recomendação médica. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga sempre a orientação de seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico, pois os efeitos terapêuticos podem não ocorrer conforme esperado. Caso tenha se esquecido de tomar o medicamento no horário certo, tome assim que se lembrar. Se já está muito próximo do horário de tomada da próxima dose, aguarde até o horário de uso habitual, use o medicamento normalmente e despreze a dose esquecida. Se tiver esquecido diversas doses, solicite ao seu médico e siga suas instruções.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas ocasionadas pelo uso de Rizi-M foram usualmente leves ou moderadas e não exigiram a interrupção do tratamento. Entretanto, o uso de Rizi-M pode causar sintomas neuropsiquiátricos, como: alteração de comportamento, agitação, agressividade, hostilidade, ansiedade, depressão, desorientação, alterações dos sonhos, alucinações, insônia, irritabilidade, sonambulismo, pensamento e comportamento suicida (incluindo suicídio) e tremor. Também pode ocorrer sonolência, fadiga e astenia após o uso de levocetirizina presente na fórmula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?