ROHYDORM ® é indicado para tratamento de curta duração da insônia (distúrbios do sono com dificuldade de adormecer, despertares durante a noite ou acordar cedo). Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o distúrbio é severo, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto.
Como este medicamento funciona?
ROHYDORM ® é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, que induz o sono de forma rápida e intensa, tendo também efeito ansiolítico (redução da ansiedade), anticonvulsivante (combate as convulsões) e relaxante muscular. Além disso, resulta em redução do desempenho psicomotor, com diminuição dos reflexos e da atenção, e pode causar amnésia (falha de memória). O uso deve ser sempre sob supervisão médica.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar ROHYDORM nas seguintes condições: se for alérgico a benzodiazepínicos ou a qualquer um dos componentes da fórmula; se apresentar insuficiência respiratória grave (grave comprometimento da função dos pulmões); síndrome de apneia do sono (quando o paciente para de respirar várias vezes durante o sono); insuficiência hepática grave (grave comprometimento da função do fígado); miastenia gravis (doença que causa fraqueza e perda de força muscular). Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Precauções e advertências Benzodiazepínicos não são recomendados como principal tratamento de distúrbios psicóticos (alterações mentais em que a pessoa perde contato com a realidade). Em determinadas circunstâncias, é possível que os sintomas depressivos e o risco de suicídio possam ser aumentados se não houver tratamento adequado da doença subjacente com antidepressivos. O uso concomitante de ROHYDORM ® com opioides (analgésicos fortes), medicamentos para terapia de reposição, e alguns medicamentos para tosse aumenta o risco de sonolência, dificuldades em respirar (depressão respiratória) e coma, podendo ser fatal. Por este motivo, o uso concomitante só deve ser considerado quando outras opções de tratamento não forem possíveis. No entanto, se seu médico prescrever ROHYDORM ® com opioides, a dose e duração do tratamento concomitante devem ser limitadas por ele. Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos opioides que você está tomando, e siga estritamente a recomendação de dose de seu médico. Pode ser útil informar aos amigos e/ou parentes, para que estes estejam cientes dos sinais e sintomas acima descritos. Entre em contato com o seu médico ao apresentar tais sintomas.
Uso de álcool/depressores do sistema nervoso central (medicamentos que diminuem a atividade cerebral) Evite tomar ROHYDORM ® juntamente com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central. Essa utilização conjunta poderá aumentar os efeitos clínicos de ROHYDORM ®, o que pode até provocar, em alguns casos, sedação grave, depressão cardiovascular e/ou respiratória (prejuízo do funcionamento do sistema circulatório ou pulmões) clinicamente relevantes (vide “Principais interações medicamentosas”).
Histórico médico de
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de ROHYDORM deve ser feito sempre sob supervisão médica. É indicado para o tratamento de curta duração da insônia, como dificuldade de adormecer, despertares durante a noite ou acordar cedo. Os benzodiazepínicos, como o flunitrazepam presente em ROHYDORM, são indicados apenas quando o distúrbio é severo, incapacitante ou causa extremo desconforto. É importante tomar o medicamento se tiver certeza de que poderá ter de sete a oito horas de sono sem interrupções para reduzir o risco de amnésia anterógrada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de ROHYDORM pode causar redução do desempenho psicomotor, com dificuldade para realizar atividades mentais e motoras, diminuição dos reflexos e da atenção, além da ocorrência de amnésia. Reações de hipersensibilidade como exantema, angioedema, ou hipotensão arterial podem ocorrer. O uso crônico pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psíquica. Após a interrupção abrupta, podem surgir sintomas de abstinência, incluindo cefaleia, mialgia, extrema ansiedade, tensão, inquietação, tremor, confusão mental e insônia de rebote. A insônia de rebote pode ser acompanhada de alterações do humor, ansiedade e inquietação. O uso de álcool ou depressores do sistema nervoso central em conjunto com ROHYDORM pode aumentar os efeitos clínicos, levando a sonolência, dificuldades respiratórias e coma, que podem ser fatais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?