ROSUCOR® deve ser usado como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia (nível elevado de colesterol no sangue) ROSUCOR® é indicado para: Redução dos níveis de LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumento do HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) e dislipidemia mista (níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue) (Fredrickson BU-21 tipos IIa e IIb). ROSUCOR® também diminui ApoB, não-HDL-C, VLDL-C, VLDL-TG, e as razões LDL-C/HDL-C, C-total/HDL-C, não-HDL-C/HDL-C, ApoB/ApoA-I e aumenta ApoA-I nestas populações. Tratamento da hipertrigliceridemia isolada (nível elevado de triglicérides no sangue) (hiperlipidemia de Fredrickson tipo IV). Redução do colesterol total e LDL-C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, tanto isoladamente quanto como auxiliar à dieta e a outros tratamentos para redução de lipídios (por ex.: aférese de LDL), se tais tratamentos não forem suficientes. Retardamento ou redução da progressão da aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos). Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade ROSUCOR® é indicado para redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH)
Como este medicamento funciona?
A rosuvastatina, princípio ativo de ROSUCOR®, inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG-CoA redutase, portanto, o uso contínuo de ROSUCOR® reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. Esta redução é geralmente obtida em até 4 semanas e é mantida com a continuidade do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar ROSUCOR® se for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins). ROSUCOR® também não deve ser utilizado por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Você não deve utilizar ROSUCOR® se estiver amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ROSUCOR® (rosuvastatina cálcica) é um medicamento usado para controlar os níveis de colesterol e prevenir complicações cardiovasculares. Antes de usar, é importante saber:
Evite se estiver tomando ciclosporina.
Use com cuidado se tiver doença hepática, consumo excessivo de álcool ou estiver usando certos medicamentos (como anticoagulantes, alguns antivirais, medicamentos para câncer ou distúrbios hormonais).
Atenção às interações medicamentosas: algumas substâncias podem aumentar a concentração de ROSUCOR® no sangue; a dose pode precisar ser ajustada pelo médico.
Informe seu médico imediatamente se sentir dores musculares inexplicáveis, fraqueza ou mal-estar.
Pode aumentar os níveis de glicose; pacientes com risco de diabetes devem ser monitorados.
Pode agravar ou causar miastenia; informe ao médico se tiver essa condição.
Pode alterar exames de fígado e músculos; recomenda-se monitoramento laboratorial regular.
Gravidez: interrompa imediatamente se engravidar.
Contém lactose; informe ao médico se houver intolerância.
Sempre informe ao médico sobre outros medicamentos que esteja usando.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ROSUCOR® 5 mg: Conservar em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade. BU-21 ROSUCOR® 10 mg e 20 mg: Conservar em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos de ROSUCOR® devem ser ingeridos inteiros, uma vez ao dia, por via oral, com água, a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Porém, procure tomar ROSUCOR® no mesmo horário, todos os dias.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar ROSUCOR®, não é necessário tomar a dose esquecida. Aguarde a próxima dose, no horário habitual. Nunca utilize duas doses ao mesmo tempo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Possíveis efeitos adversos de ROSUCOR® (rosuvastatina):
Comuns (1% a 10%): dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, prisão de ventre, tontura, náusea e dor abdominal.
Incomuns (0,1% a 1%): coceira, erupção na pele, urticária.
Raras (0,01% a 0,1%): miopatia, reações alérgicas (incluindo inchaço), rabdomiólise, pancreatite, aumento de enzimas do fígado.
Muito raras (<0,01%): dor nas articulações, icterícia, hepatite, perda de memória.
Frequência desconhecida: trombocitopenia, depressão, insônia/pesadelos, miopatia necrotizante imunomediada, ginecomastia, erupção medicamentosa, neuropatia periférica, miastenia gravis ou ocular, síndrome de DRESS.
Outros efeitos observados em alguns pacientes: aumento de enzimas hepáticas e hemoglobina glicada, presença de proteína na urina, faringite e infecções respiratórias leves (rinite, sinusite).
Importante: informe imediatamente seu médico, dentista ou farmacêutico sobre qualquer efeito indesejado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não existe tratamento específico para o caso de superdosagem com ROSUCOR®. No caso de superdosagem, o paciente deve ser tratado sintomaticamente e devem ser instituídas medidas de suporte conforme a necessidade. É improvável que a hemodiálise possa exercer algum efeito benéfico na superdosagem por rosuvastatina.