A rosuvastatina cálcica deve ser usada como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. É indicada para redução dos níveis de LDL - colesterol, colesterol total e triglicérides elevados em pacientes adultos com hipercolesterolemia e dislipidemia mista, além de tratar hipertrigliceridemia isolada e retardar a progressão da aterosclerose. Em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, é indicada para redução do colesterol total e LDL - C em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica.
Como este medicamento funciona?
A rosuvastatina cálcica inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG - CoA redutase. Portanto, o uso contínuo de rosuvastatina cálcica reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. Esta redução é geralmente obtida em até 4 semanas e é mantida com a continuidade do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar rosuvastatina cálcica se for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência hepática ou renal. A rosuvastatina cálcica também não deve ser utilizada por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Você não deve utilizar rosuvastatina cálcica se estiver amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Rosuvastatina cálcica não deve ser utilizada se você for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, estiver com doença no fígado, ou se tiver insuficiência hepática ou renal. Não deve ser utilizada por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados, nem por mulheres que estejam amamentando.
É importante ter cuidado ao usar rosuvastatina cálcica se você estiver tomando ciclosporina ou se tiver história de doença hepática, consumir grandes quantidades de álcool ou estiver tomando medicamentos como varfarina, ticagrelo, genfibrozila, entre outros mencionados na bula. Deve-se ajustar a dose caso esteja em uso concomitante com medicamentos que aumentem a concentração de rosuvastatina.
Informe ao seu médico se sentir dores musculares inexplicadas, sensibilidade ou fraqueza muscular, especialmente se acompanhadas de mal-estar ou febre. Alterações nos resultados de exames laboratoriais do fígado e dos músculos podem ocorrer.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A rosuvastatina cálcica deve ser utilizada como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios for inadequada. Em pacientes adultos, é indicada para a redução dos níveis de LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, além de aumentar o HDL-colesterol. Para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, é indicada para redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em casos de hipercolesterolemia familiar heterozigótica. A rosuvastatina cálcica deve ser administrada por via oral, conforme orientação médica. A redução dos níveis lipídicos é geralmente obtida em até 4 semanas e mantida com a continuidade do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar rosuvastatina cálcica, tome a dose assim que se lembrar. Se já estiver na hora da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao esquema regular de dosagem. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Informe ao seu médico se durante o tratamento com rosuvastatina cálcica você sentir dores musculares inexplicadas, sensibilidade ou fraqueza, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre, ou se tem história de dor muscular. O uso da rosuvastatina pode levar ao aumento do nível de glicose e hemoglobina glicada no sangue e, em alguns casos, estes aumentos podem exceder o valor limite para o diagnóstico do diabetes. Também pode ocorrer o agravamento da miastenia, e raramente, estatinas podem levar à ocorrência de miastenia. Podem ocorrer alterações nos resultados de exames laboratoriais referentes ao funcionamento do fígado e dos músculos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?