• Home
  • Bulas
  • Rosuvastatina com 60 Comprimidos Revestidos 10mg Generico

Rosuvastatina com 60 Comprimidos Revestidos 10mg Generico

  • Fabricante: Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. - 10588595001092
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Rosuvastatina Calcica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A rosuvastatina cálcica deve ser usada como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia (nível elevado de colesterol no sangue) este medicamento é indicado para: • Redução dos níveis de LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumento do HDLcolesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) e dislipidemia mista (níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue) (Fredrickson tipos IIa e IIb). A rosuvastatina cálcica também diminui ApoB, não-HDL-C, VLDL-C, VLDL-TG, e as razões LDLC/HDL-C, C- total/HDL-C, não-HDL-C/HDL-C, ApoB/ApoA-I e aumenta ApoA-I nestas populações. • Tratamento da hipertrigliceridemia isolada (nível elevado de triglicérides no sangue) (hiperlipidemia de Fredrickson tipo IV). • Redução do colesterol total e LDL-C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, tanto isoladamente quanto como auxiliar à dieta e a outros tratamentos para redução de lipídios (por ex.: aférese de LDL), se tais tratamentos não forem suficientes. • Retardamento ou

  • Como este medicamento funciona?

    A rosuvastatina inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG-CoA redutase, portanto, o uso contínuo deste medicamento reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. Esta redução é geralmente obtida em até 4 semanas e é mantida com a continuidade do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins). A rosuvastatina cálcica também não deve ser utilizada por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Você não deve utilizar este medicamento se estiver amamentando.
    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. 
    Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Seu médico ou cirurgião-dentista deve apresentar alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê.
    Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Informe seu médico caso você tenha problemas de intolerância à lactose.

     

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Antes de usar a Rosuvastatina Cálcica, é importante informar que pacientes que estejam tomando ciclosporina, medicamento usado após transplante de órgãos, devem evitar o uso deste remédio. Pessoas com histórico de doença no fígado, que consomem grandes quantidades de álcool regularmente, ou que estejam usando certos medicamentos, como anticoagulantes, alguns antivirais, remédios para câncer e outros, devem usar a rosuvastatina com cuidado e sempre sob orientação médica. O médico pode precisar ajustar a dose para evitar efeitos colaterais, especialmente quando há interação com outros medicamentos.
     
    Durante o tratamento, caso sinta dores musculares inexplicadas, fraqueza ou mal-estar, é fundamental comunicar o médico imediatamente. O uso da rosuvastatina pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pacientes com risco para diabetes, e pode causar alterações em exames do fígado e dos músculos, por isso são necessários exames periódicos. Pacientes com miastenia, uma doença que causa fraqueza muscular, devem informar o médico, pois o medicamento pode piorar essa condição.
     
    Além disso, a rosuvastatina exige acompanhamento médico rigoroso para evitar danos ao fígado, e em caso de doenças graves ou internação, é importante avisar o médico, pois pode ser necessário suspender o uso temporariamente. Se a paciente engravidar durante o tratamento, deve parar o uso imediatamente e procurar orientação médica. Também é fundamental informar o médico ou dentista sobre o uso de qualquer outro medicamento, pois a combinação pode ser perigosa. Este medicamento contém lactose e corantes que podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.
  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Rosuvastatina cálcica 5 mg: este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da luz e umidade. Rosuvastatina cálcica 10 mg e 20 mg: este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C).
    Proteger da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
    Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original

     

  • Como devo usar este medicamento?

    Os comprimidos de rosuvastatina cálcica devem ser ingeridos inteiros, uma vez ao dia, por via oral, com água, a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Porém, procure tomar no mesmo horário, todos os dias. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
    A rosuvastatina cálcica deve ser utilizada continuamente, até que o médico defina quando deve ser interrompido o uso deste medicamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.  
     

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você se esqueça de tomar este medicamento, não é necessário tomar a dose esquecida. Aguarde a próxima dose, no horário habitual. Nunca utilize duas doses ao mesmo tempo

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?
    Durante o uso da rosuvastatina cálcica, algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais. Os mais comuns são dor de cabeça, dores musculares, sensação de fraqueza, prisão de ventre, tontura, enjoo e dor na barriga. Em casos menos frequentes, podem surgir coceira, manchas ou alergias na pele. Raramente, o medicamento pode causar problemas musculares mais sérios, inflamação muscular, alergias graves, inflamação do pâncreas e alterações no funcionamento do fígado. Muito raramente, podem ocorrer dores nas articulações, amarelecimento da pele e dos olhos, inflamação do fígado e até perda de memória.
     
    Algumas reações têm frequência desconhecida, como redução das plaquetas no sangue, depressão, distúrbios do sono, fraqueza muscular que pode afetar até a respiração, desenvolvimento de mamas em homens, lesões na pele ou boca, perda de sensibilidade, e uma reação alérgica grave com erupções na pele e febre. Em alguns casos, foram observados aumentos em exames do fígado e da glicose no sangue, presença de proteína na urina, e infecções respiratórias como inflamação da garganta, nariz ou seios da face.
     
    Se você sentir qualquer reação estranha ou desconforto durante o tratamento, avise imediatamente seu médico, dentista ou farmacêutico. Também é importante informar a empresa fabricante pelo serviço de atendimento.
  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não existe tratamento específico para o caso de superdosagem com rosuvastatina cálcica. No caso de superdosagem, o paciente deve ser tratado sintomaticamente e devem ser instituídas medidas de suporte conforme a necessidade. É improvável que a hemodiálise possa exercer algum efeito benéfico na superdosagem por rosuvastatina. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico