Runner Eze deve ser usado como terapia auxiliar à dieta em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular, quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não familiar) ou com dislipidemia mista. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia, Runner Eze é indicado para a redução do LDL - colesterol; colesterol total e triglicérides elevados; diminuição de ApoB; não HDL - C; das razões LDL - C/HDL - C; não HDL - C/HDL - C; ApoB/ApoA - I; colesterol total/HDL - C e aumento de HDL - C.
Como este medicamento funciona?
A rosuvastatina inibe uma enzima que tem importante papel na fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG-CoA redutase, de forma que seu uso contínuo reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. A ezetimiba age reduzindo a absorção do colesterol no intestino delgado. Dessa forma, Runner Eze apresenta uma combinação de ações, com a rosuvastatina atuando no fígado, reduzindo a produção de colesterol e a ezetimiba atuando no intestino delgado, reduzindo a absorção de colesterol. Esses dois mecanismos de ação obtidos com a combinação fixa da ezetimiba e rosuvastatina aumentam o efeito redutor dos níveis de colesterol em comparação ao uso isolado desses medicamentos nas mesmas doses.
Quando não devo usar este medicamento?
Runner Eze é contraindicado em caso de: hipersensibilidade (alergia) a qualquer dos componentes da medicação; pacientes que estejam utilizando ciclosporina; doença hepática ativa, incluindo elevações persistentes e inexplicadas das transaminases séricas e qualquer elevação das transaminases que exceda 3 vezes o limite superior do normal (LSN); insuficiência renal grave (TFGe < 30 ml/min/1,73 m²); miopatia (doença muscular); durante a gravidez, na lactação e mulheres com potencial de engravidar que não estejam usando métodos contraceptivos apropriados. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Runner Eze deve ser usado com cautela por pacientes que consomem quantidades excessivas de álcool e/ou que tenham um histórico de doença hepática. Se você é portador de alguma doença do fígado ou se já fez tratamento por tal motivo, seu médico deve ser avisado antes de iniciar o uso de Runner Eze. Foram relatados efeitos musculoesqueléticos, como mialgia (dor nos músculos), miopatia (transtorno da função muscular) e, raramente, rabdomiólise, e comprometimento dos rins em pacientes tratados com rosuvastatina isolada. Se você apresentar dor, fraqueza ou sensibilidade muscular, dificuldade para urinar ou com urina escura durante o uso de Runner Eze, avise ao seu médico para que seja feita uma avaliação minuciosa. Runner Eze deve ser imediatamente descontinuado se houver suspeita ou se for comprovada a miopatia. Deve ser prescrito com precaução para pacientes com fatores de predisposição para miopatia, como insuficiência renal, idade avançada e hipotireoidismo, ou situações em que pode ocorrer um aumento nos seus níveis plasmáticos. Doença muscular pode ocorrer principalmente em pacientes idosos (> 65 anos) durante o tratamento com Runner Eze. Assim como em outras estatinas, foi observado em pacientes tratados com rosuvastatina a possibilidade de um aumento, em geral pequeno, dos níveis glicêmicos. Estudos mostraram um aumento na concentração de ros
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Runner Eze pode causar efeitos musculoesqueléticos como mialgia (dor nos músculos), miopatia (transtorno da função muscular) e, raramente, rabdomiólise (doença que afeta os músculos e acarreta perda de tecido muscular). Também pode ocorrer comprometimento dos rins. É importante avisar ao médico se houver dor, fraqueza ou sensibilidade muscular, ou dificuldade para urinar, especialmente se a urina estiver escura. Em pacientes idosos, há um maior risco de ocorrência de miopatia. Outros efeitos potenciais incluem um aumento nos níveis glicêmicos, que podem levar ao diagnóstico de diabetes mellitus em pacientes em risco. Observou-se casos de doença pulmonar intersticial com algumas estatinas, podendo apresentar dispneia (falta de ar), tosse seca e deterioração da saúde geral.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?