Rusovas 20mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: EMS Sigma Pharma Ltda - 00923140000131
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Rosuvastatina Calcica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    RUSOVAS ® deve ser usado como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia, RUSOVAS ® é indicado para: redução dos níveis de LDL - colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumento do HDL - colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista. RUSOVAS ® também diminui ApoB, não - HDL - C, VLDL - C, VLDL - TG e as razões LDL - C/HDL - C, C - total/HDL - C, não - HDL - C/HDL - C, ApoB/ApoA - I e aumenta ApoA - I nestas populações. É indicado para o tratamento da hipertrigliceridemia isolada e para a redução do colesterol total e LDL - C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, e para retardamento ou redução da progressão da aterosclerose. Para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, RUSOVAS ® é indicado para redução do colesterol total, LDL - C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH).

  • Como este medicamento funciona?

    A rosuvastatina cálcica, princípio ativo de RUSOVAS, inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG - CoA redutase. Portanto, o uso contínuo de RUSOVAS reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. Esta redução é geralmente obtida em até 4 semanas e é mantida com a continuidade do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar RUSOVAS se for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins). RUSOVAS também não deve ser utilizado por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Você não deve utilizar RUSOVAS se estiver amamentando.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    RUSOVAS deve ser utilizado com cuidado em pacientes que têm história de doença hepática (doença do fígado), que ingerem regularmente grandes quantidades de álcool, e que estão tomando os seguintes medicamentos: varfarina, ticagrelor, genfibrozila, fostamatinibe, febuxostate, teriflunomida, lopinavir, ritonavir, sofosbuvir, velpasvir, voxilaprevir, grazoprevir, elbasvir, ombitasvir, paritaprevir, dasabuvir, glecaprevir, pibrentasvir, capmatinibe, regorafenibe, darolutamida, roxadustate, enasidenibe, tafamidis, ácido fusídico e antiácidos. É necessário cuidado no uso concomitante de RUSOVAS e outros medicamentos que aumentam a concentração de rosuvastatina no sangue, e a dose deve ser ajustada conforme orientação médica. Outros eventos a ser monitorados incluem dores musculares, sensibilidade ou fraqueza, e variações nos níveis de glicose e hemoglobina glicada.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    RUSOVAS ® deve ser usado oralmente como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada. A cítrica é indicada em pacientes adultos com hipercolesterolemia para a redução dos níveis de LDL - colesterol, colesterol total e triglicérides elevados. É também indicada para o tratamento da hipertrigliceridemia isolada e para retardar ou reduzir a progressão da aterosclerose. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade podem usar RUSOVAS ® para a redução do colesterol total, LDL - C e ApoB em casos de hipercolesterolemia familiar heterozigótica. A dose e a duração do tratamento devem ser definidas pelo seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem dores musculares inexplicadas, sintomas como sensibilidade ou fraqueza, mal-estar ou febre, aumento do nível de glicose e hemoglobina glicada no sangue, e agravamento da miastenia em pacientes que já têm a condição. Adicionalmente, é necessário informar ao médico caso haja história de dor muscular. Raramente, o uso de estatinas, como a rosuvastatina, pode levar à ocorrência de miastenia.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.