O Sandimmun Neoral é indicado para controlar o sistema de defesa do organismo em pacientes que receberam um transplante, prevenindo a rejeição de órgãos transplantados. Além disso, é utilizado para suprimir as imunorreações em doenças autoimunes, como uveíte intermediária ou posterior, dermatite atópica, psoríase, artrite reumatoide grave e síndrome nefrótica.
Como este medicamento funciona?
O medicamento Sandimmun Neoral contém o princípio ativo chamado ciclosporina, que pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como agentes imunossupressores. Estes medicamentos são utilizados para diminuir as reações imunológicas do organismo. Sandimmun Neoral é indicado para controlar o sistema de defesa do organismo, prevenindo a rejeição de órgãos transplantados e suprimindo as imunorreações em doenças autoimunes.
Quando não devo usar este medicamento?
Se você é alérgico (hipersensível) à ciclosporina ou a qualquer outro componente de Sandimmun Neoral listado nesta bula, você não deve utilizar Sandimmun Neoral e deve informar ao seu médico. Além disso, não deve ser tomado em caso de: problemas nos rins (exceto síndrome nefrótica), infecções não-controladas, qualquer tipo de câncer e hipertensão não-controlada. Sandimmun Neoral não deve ser administrado a crianças com doenças que não sejam decorrentes de transplantes, exceto para o tratamento da síndrome nefrótica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Caso esteja recebendo Sandimmun Neoral para transplante, ele será prescrito a você somente por um médico com experiência em transplantes. As orientações contidas nesta bula podem variar, então siga atentamente todas as instruções do médico. Tenha cuidado especial ao utilizar Sandimmun Neoral devido ao álcool contido no produto, especialmente se você tem ou teve problemas relacionados com álcool, epilepsia, problemas de fígado, está grávida, amamentando, ou se for administrar o medicamento para uma crianças. O uso deste medicamento suprime o sistema imunológico, aumentando o risco de desenvolvimento de cânceres e infecções. É essencial informar ao médico sobre: problemas no fígado ou rins, aumento da pressão arterial, níveis elevados de potássio, gota, e qualquer outro medicamento que você receba. O monitoramento durante o tratamento incluirá: níveis de ciclosporina no sangue, avaliação da pressão arterial e função dos rins e fígado. O uso de Sandimmun Neoral não é recomendado durante a gravidez sem orientação médica e a amamentação não é recomendada. Você deve ter cuidado ao dirigir ou operar máquinas após tomar Sandimmun Neoral, já que pode causar sonolência ou visão turva.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O Sandimmun Neoral deve ser administrado por via oral, conforme prescrição médica. É indicado para pacientes que receberam um transplante, para controlar o sistema de defesa do organismo, prevenindo a rejeição de órgãos transplantados e suprimindo imunorreações em doenças autoimunes. O tempo médio de início da ação para psoríase é de 4 semanas e para artrite reumatoide é de 4 a 8 semanas. O tratamento deve ser acompanhado por um médico, especialmente em caso de pacientes idosos ou crianças, garantindo monitoramento rigoroso do fígado, rins e pressão arterial.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Sandimmun Neoral pode causar diversos males, incluindo: dano ao fígado, risco elevado de desenvolvimento de cânceres (principalmente de pele e do sistema linfoide), além de efeitos na capacidade do organismo de combater infecções. Sintomas como febre ou dor de garganta devem ser comunicados ao médico. Outras condições que podem se agravar incluem problemas nos rins, aumento na pressão arterial, redução dos níveis de magnésio e potássio, além de gotas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?