Este medicamento é destinado ao tratamento de: giardíase (doença causada pelo protozoário Giardia lamblia); amebíase intestinal sob todas as formas (doença causada pela presença de amebas no intestino); amebíase hepática (doença causada pela presença de amebas no fígado); tricomoníase (doença sexualmente transmissível, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis).
Como este medicamento funciona?
O secnidazol é um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giardíase, amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase hepática e tricomoníase.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos: alergia aos derivados imidazólicos ou a qualquer componente do produto; suspeita de gravidez; durante a gravidez; durante a amamentação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O secnidazol não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- alergia aos derivados imidazólicos ou a qualquer componente do produto;
- suspeita de gravidez;
- durante a gravidez;
- durante a amamentação.
Além disso, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com secnidazol e até 4 dias após o seu término. O secnidazol deve ser utilizado com precaução em doentes com doença orgânica ativa do sistema nervoso central. Também foi relatada alteração na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas devido a casos de vertigem associados ao uso do secnidazol.
Gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez. Lactação: O secnidazol é excretado no leite materno, sendo contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar. Para tricomoníase, a dose é de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge. Para amebíase intestinal e giardíase, 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg) em dose única. Para amebíase hepática, a posologia é de 1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias. O medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado. Siga sempre a orientação de seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Leucopenia moderada (diminuição do número de glóbulos brancos no sangue), reversível com a suspensão do tratamento. Reações de hipersensibilidade (febre, eritema (vermelhidão), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica) e reação anafilática (alérgica). Vertigens (tontura), parestesias (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?