SELOKEN injetável está indicado para: Distúrbios do ritmo cardíaco, especialmente taquicardia supraventricular; e Infarto do miocárdio, confirmado ou suspeita.
Como este medicamento funciona?
SELOKEN injetável pertence a uma classe de medicamentos chamada betabloqueadores. O tratamento com metoprolol diminui os efeitos dos hormônios de estresse sobre os receptores beta - 1. O metoprolol é um betabloqueador seletivo beta - 1, isto é, bloqueia estes receptores em doses muito menores que as necessárias para bloquear os receptores beta - 2. Após a injeção intravenosa, o medicamento é rapidamente distribuído durante 5 a 10 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar SELOKEN injetável nas seguintes situações: hipersensibilidade (alergia) ao metoprolol, aos demais componentes da fórmula ou a outros betabloqueadores (por exemplo, propranolol, sotalol, timolol); bloqueio atrioventricular (distúrbio da condução do estímulo elétrico no coração) grau II ou de grau III; insuficiência cardíaca não compensada instável (edema pulmonar, hipoperfusão ou hipotensão) e pacientes com terapia inotrópica contínua ou intermitente; síndrome do nó sino-atrial a não ser que você faça uso de um marcapasso permanente; choque cardiogênico; bradicardia sinusal; arteriopatia periférica grave. O metoprolol não deve ser administrado em pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio enquanto a frequência cardíaca for < 45 batimentos/minuto, o intervalo PQ for > 0,24 segundos ou a pressão sistólica for < 100 mmHg.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
SELOKEN injetável deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: em pacientes com doenças broncoespásticas (caracterizadas pelo estreitamento dos brônquios e bronquíolos, ocasionando dificuldade na respiração), como asma e bronquite. Nestes casos, pode-se associar um medicamento broncodilatador e seu médico avaliará a necessidade de ajustar a dose quando for iniciado o tratamento com SELOKEN injetável; em pacientes diabéticos, pois há evidências de que o metoprolol pode diminuir a tolerância à glicose em pacientes diabéticos e, possivelmente, em indivíduos normais; em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada; em pacientes hipertensos (com pressão alta) e com angina (dor no peito) que têm insuficiência cardíaca congestiva controlada por medicamentos digitálicos e diuréticos; em pacientes com frequência cardíaca baixa e arteriopatia periférica (obstrução das artérias dos braços e pernas); em pacientes portadores de feocromocitoma (tipo de tumor geralmente benigno, localizado na glândula supra-renal, que provoca aumento na pressão arterial). O metoprolol pode mascarar certos sinais clínicos de hipertireoidismo (alteração da glândula tireóide), por exemplo, taquicardia (aumento da frequencia cardíaca). Durante tratamento por via oral, a suspensão abrupta da medicação deve ser evitada. Quando a interrupção for necessária deve ser feita de forma gradual. Evite levantar-se rapidamente e dirigir veículos e/ou operar máquinas, principalmente no começo do tratamento ou quando aumentar a dose. Os pacientes devem verificar sua reação ao SE
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve conservar SELOKEN injetável em temperatura ambiente (15ºC a 30°C). Caso seja feita diluição do SELOKEN injetável, após preparo, a solução diluída deve ser utilizada em até 12 horas. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
SELOKEN injetável deve ser administrado por via intravenosa, por um profissional de saúde, médico ou enfermeiro. Para arritmias cardíacas, a dose inicial é de até 5 mg injetado por via intravenosa à razão de 1 - 2 mg/min. A injeção pode ser repetida em intervalos de 5 minutos até que se obtenha uma resposta satisfatória, geralmente uma dose total de 10 - 15 mg é suficiente. Para infarto do miocárdio, deve-se administrar o mais rápido possível após o início dos sintomas, iniciando com 3 injeções em bolus de 5 mg, em intervalos de 2 minutos, dependendo das condições hemodinâmicas do paciente. Se o paciente tolerar a doses intravenosas totais de 15 mg, deve-se passar à dose de manutenção de 50 mg de tartarato de metoprolol por via oral, quatro vezes ao dia, iniciando-se 15 minutos após a última injeção intravenosa.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar bradicardia (redução da frequência cardíaca), especialmente em pacientes com frequência cardíaca baixa. Também pode causar efeitos como tontura e cansaço. É importante monitorar sua reação ao uso de SELOKEN injetável, pois pode ocorrer mascaramento de sinais clínicos de hipertireoidismo. Além disso, os betabloqueadores podem causar danos ao feto durante a gravidez e efeitos adversos na lactação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?