• Home
  • Bulas
  • Sene Herbarium 100mg com 45 Capsulas

Sene Herbarium 100mg com 45 Capsulas

  • Fabricante: Herbarium Laboratorio Botanico Ltda - 78950011000120
  • Categoria: Laxante
  • Princípio ativo: Senna Alexandrina Miller
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Sene Herbarium é destinado ao tratamento de prisão de ventre, constipação ocasional, como laxante.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento possui uma ação laxativa e atua estimulando as contrações no intestino grosso, resultando em um trânsito acelerado do bolo fecal. Com isso, há uma diminuição na absorção de líquidos pelo intestino grosso, o que mantém o conteúdo intestinal com grande volume e pressão. O tempo estimado para o início da ação deste medicamento é de 8 a 12 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser utilizado em casos de constipação crônica, distúrbios intestinais, tais como obstrução e estenose intestinal, atonias, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn, colite ulcerativa, colopatias inflamatórias), dores abdominais, desidratação severa, hemorroidas, apendicite, hipocalemia, estados inflamatórios uterinos, período menstrual, cistite, e insuficiência hepática, renal ou cardíaca. Também é contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, menores de 12 anos, e lactantes (mulheres amamentando). É contraindicado para pacientes com náuseas, vômito ou quando houver sintomas agudos ou crônicos não diagnosticados.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Não deve ser utilizado em casos de constipação crônica, distúrbios intestinais como obstrução e estenose intestinal, atonia, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn, colite ulcerativa), dores abdominais, desidratação severa, hemorroidas, apendicite, hipocalemia, estados inflamatórios uterinos, período menstrual, cistite, e insuficiência hepática, renal ou cardíaca. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos e para uso por lactantes. Além disso, é contraindicado para pacientes com náuseas, vômito ou qualquer sintoma agudo ou crônico não diagnosticado. Recomenda-se descontinuar o uso e consultar um médico em caso de hipersensibilidade ao produto.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Sene Herbarium deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) em sua embalagem original. Proteger da luz e da umidade. Proteger do calor. O prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas. A posologia é de duas cápsulas, via oral, à noite, ao deitar-se, ou a critério médico. A dose diária não deve ultrapassar três cápsulas ao dia. A utilização de laxantes não deve ultrapassar o período de 1 semana. Para pacientes idosos, deve-se administrar inicialmente a metade da dose prescrita. O uso deste medicamento por mais de 2 semanas requer supervisão médica. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso haja esquecimento da ingerir uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso do sene pode ocasionar desconforto no trato gastrintestinal, com presença de espasmos e cólicas abdominais. As antraquinonas podem alterar a cor da urina, que pode apresentar-se amarela ou marrom avermelhada, o que desaparece com a suspensão do uso do produto. A pseudomelanosis coli, uma condição caracterizada pelo acúmulo de macrófagos pigmentados no interior da submucosa intestinal, pode ocorrer após o uso prolongado, mas é inofensiva e também desaparece com a descontinuação do uso da droga. O uso crônico ou superdosagem pode resultar em diarreia, com distúrbios eletrolíticos, principalmente hipocalemia, acidose ou alcalose metabólica, albuminúria e hematúria. A deficiência de potássio pode conduzir a disfunção cardíaca e neuromuscular, lentidão, inibição da motilidade intestinal e má absorção, além de dependência, com possível necessidade de aumento da dose, podendo resultar no agravamento da constipação. O uso prolongado também está associado à redução na concentração de globulinas séricas, perda de peso e desenvolvimento de caquexia. Em pacientes idosos, o uso contínuo de laxantes pode ocasionar exacerbação da fraqueza e hipotensão ortostática. O uso a longo prazo pode resultar ainda em tetania,

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Os principais sintomas da superdosagem são dores abdominais, espasmos, náusea, cólicas e diarreias severas, com consequente perda excessiva de fluidos e eletrólitos. Em caso de superdosagem, suspender a medicação imediatamente. Recomenda-se tratamento de suporte sintomático pelas medidas habituais de apoio e controle das funções vitais. Deve-se manter tratamento de suporte, com a ingestão de grandes quantidades de líquidos. Os eletrólitos, especialmente o potássio, devem ser monitorados, particularmente em idosos e jovens. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.