Siblima 60 15mg com 24 Comprimidos

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Gestodeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Siblima ® (gestodeno, etinilestradiol) é indicado na prevenção da gravidez. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

  • Como este medicamento funciona?

    Siblima ® é um contraceptivo oral que combina dois hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Os contraceptivos orais combinados, que possuem dois hormônios em sua composição, suprimem as gonadotrofinas, ou seja, inibem os estímulos hormonais que levam à ovulação, o que leva à contracepção.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda por mulheres que estejam amamentando. Siblima ® não deve ser utilizado por mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da formulação. Siblima ® não deve ser utilizado por mulheres que apresentem qualquer uma das seguintes condições: história anterior ou atual de trombose venosa profunda, história anterior ou atual de tromboembolismo, doença vascular cerebral (“derrame”), ar arterial coronariana, valvulopatias trombogênicas, distúrbios do ritmo cardíaco trombogênico, trombofilias hereditárias ou adquiridas, dores de cabeça com sintomas neurológicos tais como aura, diabetes com comprometimento da circulação, hipertensão não controlada, câncer de mama, tumores do fígado, ou sangramento vaginal sem causa determinada, história anterior ou atual de pancreatite associada à hipertrigliceridemia severa. Os contraceptivos orais combinados são contraindicados para uso concomitante com certos medicamentos antivirais contra o vírus da hepatite C (HCV).

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de contraceptivos orais combinados deve ser feito com acompanhamento médico. Intolerância à glicose tem sido relatada em usuárias, por isso, pacientes com diabetes mellitus devem ser acompanhadas criteriosamente. Algumas usuárias podem apresentar alterações lipídicas, como hipertrigliceridemia, que podem resultar em complicações como pancreatite. Mulheres em tratamento para dislipidemias devem ser rigorosamente monitoradas. Caso ocorram sangramentos ou sintomas adversos, é necessário informar ao médico e interromper o uso do medicamento e usar métodos contraceptivos alternativos até excluir a possibilidade de gravidez. Este medicamento não protege contra infecções por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis, sendo recomendado o uso de preservativos. Diarréia e/ou vômitos podem reduzir a absorção do hormônio e diminuir as concentrações séricas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Siblima deve ser utilizado por via oral. É recomendado que o uso esteja sob acompanhamento médico. Em caso de vômitos e/ou diarreia, pode ocorrer redução na absorção do hormônio, resultando numa diminuição das concentrações séricas. Portanto, se ocorrer gravidez durante o tratamento com contraceptivos orais combinados, as próximas administrações devem ser interrompidas. Importante notar que este medicamento não protege contra infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS, e para essa proteção é recomendado o uso de preservativos durante relações sexuais.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de contraceptivos orais combinados, como o Siblima, pode estar associado a efeitos colaterais, incluindo trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, e acidentes vasculares cerebrais (derrame). O risco para tais eventos aumenta em mulheres com condições predisponentes como obesidade, história anterior de trombose ou cirurgia recente. Além disso, pode ocorrer intolerância à glicose, alterações lipídicas, e pancreatite em usuárias com hipertrigliceridemia. Fumar também aumenta o risco de complicações cardiovasculares graves associadas ao uso de contraceptivos orais. Outras reações podem incluir sangramentos irregulares, amenorreia (ausência de menstruação), e alterações no estado de humor, como depressão.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se ocorrer **gravidez** durante o tratamento com **Siblima**, as próximas administrações devem ser **interrompidas**. Não existem evidências conclusivas de que os hormônios contidos no **contraceptivo oral combinado** prejudiquem o desenvolvimento do bebê caso haja concepção acidental durante o uso.