Sibus 10mg com 30 Capsulas

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Sibutramina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Síbus ® (cloridrato de sibutramina monoidratado) é indicado como terapia adjuvante como parte de um programa de gerenciamento de peso recomendado para pacientes com um índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 kg/m².

  • Como este medicamento funciona?

    Síbus ® (cloridrato de sibutramina monoidratado) é um medicamento de uso oral para o tratamento da obesidade (excesso de peso), que leva à perda de peso através de um duplo mecanismo: redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome, e prevenção do declínio do gasto energético que segue a perda de peso. Síbus ® deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, supervisionado pelo seu médico, que deve incluir uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Síbus ® (cloridrato de sibutramina monoidratado) é contraindicado para uso por:
    - Pacientes com histórico de diabetes mellitus tipo 2 com pelo menos 1 outro fator de risco, isto é, hipertensão (pressão alta) controlada por medicação, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides), prática atual do tabagismo ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria;
    - Pacientes com histórico de doença arterial coronariana (angina, história de infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial obstrutiva periférica, arritmia ou doença cerebrovascular;
    - Pacientes com hipertensão controlada inadequadamente (> 145/90 mmHg);
    - Pacientes com histórico ou presença de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia;
    - Pacientes recebendo outros medicamentos de ação central para a redução de peso ou tratamento de transtornos psiquiátricos;
    - Pacientes recebendo inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).
    - Pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30 kg/m²;
    - Pacientes alérgicos à sibutramina ou a qualquer outro componente da fórmula;
    - Crianças, adolescentes e idosos acima de 65 anos;
    - Pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-gal

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado em pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30 kg/m², com histórico de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial obstrutiva periférica, aritmia, doença cerebrovascular e em pacientes com histórico de diabetes mellitus tipo 2 com pelo menos um outro fator de risco. Além disso, deve-se ter cautela em casos de epilepsia, glaucoma, e é necessário a monitorização da pressão arterial e frequência cardíaca durante o tratamento. Caso exista histórico de anorexia nervosa ou bulimia nervosa, o médico deve ser informado. É recomendado descontinuar o tratamento se ocorrerem certos efeitos adversos, como aumento significativo da frequência cardíaca ou pressão arterial.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Síbus ® (cloridrato de sibutramina monoidratado) deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, supervisionado pelo seu médico, que deve incluir uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada. Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento, e seu médico deverá ser notificado em caso de variações nas respostas iniciais esperadas, para reavaliar a situação e ajustar a dose conforme necessário. O efeito terapêutico da medicação pode levar um mínimo de 15 dias para ser percebido, podendo haver variações individuais.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem aumento da pressão arterial e/ou frequência cardíaca em alguns pacientes, casos de psicose, mania, pensamentos suicidas e suicídio, além de depressão. Também foram relatados distúrbios hemorrágicos, assim como um aumento no risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e outras complicações cardiovasculares em pacientes com alto risco. O tratamento deve ser descontinuado em caso de aumento da frequência cardíaca de repouso de ≥ 10 bpm ou pressão arterial ≥ 10 mmHg após duas medições consecutivas.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.