O cloridrato de sibutramina monoidratado é indicado como terapia adjuvante, parte de um programa de gerenciamento de peso recomendado para pacientes com um índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 kg/m².
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de sibutramina monoidratado é um medicamento de uso oral para o tratamento da obesidade (excesso de peso), que leva à perda de peso através de um duplo mecanismo: redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome, e prevenção do declínio do gasto energético que segue a perda de peso. Deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, supervisionado pelo médico, que inclui uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada.
Quando não devo usar este medicamento?
O cloridrato de sibutramina monoidratado é contraindicado para uso por:
− Pacientes com histórico de diabetes mellitus tipo 2 com pelo menos um outro fator de risco, isto é, hipertensão (pressão alta) controlada por medicação, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides), prática atual do tabagismo ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria (perda anormal de proteína pelos rins);
− Pacientes com histórico de doença arterial coronariana (angina, histórico de infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), doença arterial obstrutiva periférica, arritmia ou doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório);
− Pacientes com hipertensão (pressão alta) controlada inadequadamente (> 145/90 mmHg);
− Pacientes com histórico ou presença de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia;
− Pacientes recebendo outros medicamentos de ação central para a redução de peso ou tratamento de transtornos psiquiátricos;
− Pacientes recebendo inibidores da monoaminoxidase. É recomendado um intervalo de pelo menos duas semanas após a interrupção dos IMAOs antes de iniciar o tratamento com sibutramina;
− O cloridrato de sibutramina é contraindicado a pacientes com í
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de sibutramina monoidratado é contraindicado para uso por: pacientes com histórico de diabetes mellitus tipo 2 com pelo menos um outro fator de risco, pacientes com histórico de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial obstrutiva periférica, arritmia ou doença cerebrovascular, e aqueles com hipertensão inadequadamente controlada. Também não deve ser utilizado em pacientes com transtornos alimentares, pacientes alérgicos à sibutramina, crianças, adolescentes e idosos acima de 65 anos. É importante informar ao médico sobre histórico de anorexia nervosa, bulimia nervosa e gravidão ou amamentação, além de condições como epilepsia e glaucoma. Deve-se ter cautela com pressão arterial e frequência cardíaca, monitorando esses parâmetros regularmente durante o tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de sibutramina monoidratado deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, que deve incluir uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada. Seu médico deve ser notificado no caso de variações nas respostas iniciais esperadas para que ele possa reavaliar a situação. O medicamento pode ser detectado no sangue em concentração máxima após 3 horas da sua administração e o tempo estimado para início do efeito terapêutico é de no mínimo 15 dias, podendo haver variações individuais. Este medicamento é contraindicado para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30 kg/m².
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Quando você se esquecer de usar o cloridrato de sibutramina monoidratado, deve tomar a cápsula assim que lembrar. Se já estiver próximo do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e retomar o esquema normal de dosagem. Não é aconselhável dobrar a dose para compensar a que foi esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de sibutramina monoidratado pode causar aumento da pressão arterial e/ou frequência cardíaca em alguns pacientes, sendo necessária a monitorização regular desses parâmetros durante o tratamento. Casos de psicose, mania, pensamentos suicidas e suicídio foram relatados em pacientes que utilizam este medicamento. Também podem ocorrer casos de depressão. O uso de sibutramina está associado a um aumento do risco cardiovascular, incluindo infarto do miocárdio não fatal e acidente vascular cerebral não fatal, especialmente em pacientes com alto risco cardiovascular. Por fim, há um potencial para distúrbios hemorrágicos e contraindicações em pacientes com predisposição a hemorragias.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?