SIGMATRIOL ® é indicado para o tratamento de: Osteoporose; Osteodistrofia renal em pacientes com insuficiência renal crônica, em especial aqueles submetidos à hemodiálise; Hipoparatireoidismo ou baixo funcionamento da glândula paratireoide pós-operatório; Hipoparatireoidismo idiopático; Pseudo-hipoparatireoidismo; Raquitismo dependente de vitamina D; Raquitismo hipofosfatêmico (com baixas quantidades de fostato) resistente à vitamina D.
Como este medicamento funciona?
O calcitriol é um dos principais metabólitos ativos da vitamina D3. O calcitriol promove a absorção intestinal do cálcio e regula a mineralização óssea. O efeito farmacológico de uma dose única de calcitriol dura de 3 a 5 dias. Além disso, o calcitriol estimula a atividade osteoblástica, o que lhe confere efeito terapêutico na osteoporose.
Quando não devo usar este medicamento?
SIGMATRIOL® está contraindicado em todas as doenças associadas com hipercalcemia. O uso de SIGMATRIOL® também está contraindicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a drogas da mesma classe terapêutica. Também não deve ser administrado em pacientes com conhecida hipercalcemia associada à sarcoidose, hipervitaminose D, estados de má absorção, arteriosclerose obliterante, pedra nos rins, calcificação metastática e sarcoidoses. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso contraindicado no aleitamento ou na doação de leite humano.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Existe uma acentuada correlação entre o tratamento com calcitriol e o desenvolvimento de hipercalcemia ou elevada quantidade de cálcio na corrente sanguínea. Em pacientes com problemas renais, é frequente a hipercalcemia. Um rápido aumento na ingestão de cálcio como resultado de alterações na dieta (por exemplo, consumo elevado de laticínios) ou a ingestão não controlada de preparações à base de cálcio pode levar à hipercalcemia. É absolutamente necessário, portanto, que os pacientes sigam rigorosamente as recomendações do médico sobre a dieta, fato que os familiares também devem ter conhecimento, e que sejam instruídos sobre como reconhecer os sintomas de hipercalcemia. Os pacientes com raquitismo resistente a vitamina D (hipofosfatemia familiar) que estejam sendo tratados com calcitriol devem prosseguir o tratamento com fosfatos por via oral. Durante a fase de normalização do tratamento com SIGMATRIOL, os níveis sanguíneos de cálcio devem ser checados ao menos duas vezes por semana. O calcitriol não deve ser administrado juntamente com vitamina D ou seus derivados. O tratamento concomitante de SIGMATRIOL com um diurético tiazídico aumenta o risco de hipercalcemia. Não usar SIGMATRIOL concomitantemente com corticosteroides sem conhecimento do seu médico. Medicamentos que contêm magnésio não devem ser administrados junto com calcitriol aos pacientes submetidos à diálise crônica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A dose diária recomendada de SIGMATRIOL deve ser cuidadosamente determinada em função do nível sérico de cálcio de cada paciente. O tratamento deve ser iniciado sempre com as doses mais baixas possíveis, aumentando-as somente com rigoroso controle do cálcio sérico. Uma vez determinada a dosagem ideal, deverão ser controlados mensalmente os níveis séricos de cálcio. Amostras para análise sérica de cálcio deverão ser coletadas sem auxílio de torniquete. Se os níveis se situarem em 1 mg/100 mL (250 mcmol/l) acima do normal ou a creatinina sérica aumentar, a dose de SIGMATRIOL deverá ser reduzida ou o tratamento interrompido até que se alcance a normocalcemia. Durante períodos de hipercalcemia, deve-se medir diariamente os níveis séricos de cálcio e fosfatos. Após a normalização, poderá-se continuar com a administração de SIGMATRIOL, porém numa dose diária inferior à dose precedente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de SIGMATRIOL pode causar hipercalcemia, que é uma condição de elevada quantidade de cálcio na corrente sanguínea. Isto é especialmente relevante em pacientes com problemas renais, onde a hipercalcemia é frequente. Além disso, o calcitriol, princípio ativo do SIGMATRIOL, pode provocar reações de hipersensibilidade em pacientes sensíveis. Reações indesejáveis também podem ocorrer em lactantes, pois o medicamento é excretado no leite humano e pode causar reações adversas no bebê. O tratamento concomitante com diuréticos tiazídicos, digitálicos ou corticosteroides também pode aumentar o risco de efeitos adversos, como arritmias cardíacas. É essencial seguir as recomendações médicas para evitar esses e outros potenciais efeitos colaterais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de SIGMATRIOL, a dose deve ser substancialmente reduzida ou o tratamento interrompido até que seja alcançada a normocalcemia. Durante os períodos de hipercalcemia, deve-se medir diariamente os níveis séricos de cálcio e fosfatos.