O citrato de sildenafila está indicado para o tratamento da disfunção erétil, que se entende como sendo a incapacidade de obter ou manter uma ereção (rigidez do pênis) suficiente para um desempenho sexual satisfatório.
Como este medicamento funciona?
O citrato de sildenafila atua favorecendo o relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos (principal estrutura erétil do pênis) e a dilatação das artérias que levam o sangue até eles, facilitando a entrada de sangue no pênis e, consequentemente, favorecendo a ereção. Para que este medicamento seja eficaz, é necessário estímulo sexual.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes em tratamento com medicamentos que contenham qualquer forma doadora de óxido nítrico, nitratos orgânicos ou nitritos orgânicos. A coadministração de inibidores da PDE5, incluindo citrato de sildenafila, com estimuladores da guanilato ciclase, como riociguate, está contraindicada, pois pode levar a hipotensão sintomática. Além disso, não deve ser usado se houver hipersensibilidade conhecida ao citrato de sildenafila ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para mulheres e para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O citrato de sildenafila deve ser usado com cautela em portadores de: (1) deformações anatômicas do pênis (tais como angulação, fibrose cavernosa ou doença de Peyronie), (2) condições que possam predispor ao priapismo (ereção persistente e dolorosa do pênis), tais como anemia falciforme, mieloma múltiplo ou leucemia, e (3) distúrbios hemorrágicos ou com úlcera péptica ativa. A atividade sexual aumenta a exigência do coração, podendo aumentar o risco de ataques cardíacos durante o ato sexual. Portanto, os médicos podem solicitar uma avaliação da condição cardiovascular antes do uso do citrato de sildenafila. Se o paciente já apresentou alguma forma de Neuropatia Óptica Isquêmica Não Arterítica ou retinite pigmentosa hereditária, o uso do medicamento deve ser discutido cuidadosamente com o médico. Também é contraindicado para mulheres e menores de 18 anos. Caso haja diminuição ou perda repentina da audição e/ou visão, deve-se interromper o uso e consultar um médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar este medicamento por via oral (pela boca). Uso em Adultos: 50 mg em dose única, administrada quando necessário e aproximadamente 1 hora antes da relação sexual. De acordo com a eficácia e tolerabilidade, a dose pode ser aumentada para uma dose máxima recomendada de 100 mg ou diminuída para 25 mg. A frequência máxima recomendada de citrato de sildenafila é de 1 vez ao dia. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
O citrato de sildenafila é um medicamento de uso sob demanda (uso conforme necessário). Caso você se esqueça de usar este medicamento, tome-o assim que lembrar, caso queira que o medicamento tenha o seu efeito esperado.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O citrato de sildenafila pode causar os seguintes **males**: cefaleia (dor de cabeça) é uma reação muito comum, ocorrendo em mais de 10% dos pacientes. Reações comuns (ocorrendo entre 1% e 10% dos pacientes) incluem tontura, visão embaçada, distúrbios visuais, cianopsia (ver coloração azul em todos os objetos), ondas de calor, rubor (vermelhidão), congestão nasal, náusea (enjoo) e dispepsia (má digestão). Reações incomuns (ocorrendo entre 0,1% e 1% dos pacientes) incluem rinite (inflamação da mucosa nasal), hipersensibilidade (reação alérgica), sonolência, dor no olho, fotofobia (intolerância à luz), fotopsia (sensação de ver luzes ou cores cintilantes) e cromatopsia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de persistência de ereção por mais de quatro horas, procure atendimento médico imediatamente.