Sinudoron ® é um medicamento antroposófico indicado no tratamento auxiliar da sinusite aguda ou crônica, aliviando os sintomas de cefaleia congestiva, inflamação dos seios da face, dor aguda na cabeça, têmporas e globos oculares, irritação das mucosas, obstrução nasal, secreção e catarro nasal (e pós-nasal), coriza, espirros e coceira constantes. Sinudoron ® também é indicado para auxiliar no tratamento dos sintomas decorrentes de inflamações agudas, bruscas e violentas do sistema respiratório, contribuindo na redução do inchaço inflamatório, congestão e dor.
Como este medicamento funciona?
As indicações terapêuticas deste medicamento foram definidas conforme dados publicados na literatura homeopática, antroposófica ou anti-homotóxica. Este medicamento não foi submetido a estudos clínicos para comprovação de eficácia. Sinudoron ®, como um medicamento produzido e indicado de acordo com o conhecimento antroposófico, age em primeira linha por meio do estímulo das forças autocurativas do organismo, e tem como mecanismo de ação estimular no ser humano uma reação que levará à cura ou ao alívio da enfermidade, servindo para a harmonização dos distúrbios de saúde acima relacionados. Um medicamento antroposófico pode agir, de acordo com sua composição, de três modos: (1) estimulando um processo contrário à doença – esta é a maneira alopática de ação; (2) agindo de modo igual à doença e provocando uma reação contrária maior do organismo no sentido da cura – este é um princípio homeopático de ação; e (3) proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente, levando à sua atividade sadia – este princípio é exclusivo dos medicamentos antroposóficos.
Quando não devo usar este medicamento?
Sinudoron ® é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pessoas com intolerância à lactose podem apresentar desarranjo intestinal e gases. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Até o momento, não foi relatada a necessidade de precaução se administrado conforme a posologia sugerida. As orientações e recomendações previstas na bula estão relacionadas à via de administração indicada. O uso por outras vias não sugeridas por esta bula pode envolver risco e deve estar sob a responsabilidade do prescritor. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Atenção: Contém LACTOSE. Interações medicamentosas: até o momento não houve relatos de interações medicamentosas. Pacientes idosos: não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Antes e depois da abertura da embalagem, o produto deve ser armazenado à temperatura ambiente (15-30ºC), em local seco, protegido da luz solar, e de fontes de radiação eletromagnética, como por exemplo: forno de micro-ondas, aparelho celular, televisão, computador, raios-X, caixa acústica, etc. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para crianças de 0 a 5 anos, em casos agudos, deve-se tomar 1 comprimido diluído em água a cada 4h por 2 dias, seguido de a cada 6h por 2 dias, e posteriormente a cada 8h até o desaparecimento dos sintomas. Para manutenção e nos casos crônicos, 1 comprimido diluído em água 1 a 2 vezes ao dia, com intervalos regulares entre as doses; ou conforme orientação médica. Os comprimidos podem ser triturados e dissolvidos em uma colher (sobremesa) de água antes de serem administrados. Para crianças de 5 a 12 anos, em casos agudos, deve-se tomar 1 comprimido diluído em água a cada 2h por 2 dias, depois a cada 3h por 2 dias, e posteriormente a cada 4h até o desaparecimento dos sintomas. Na manutenção e nos casos crônicos, 1 comprimido diluído em água de 2 a 4 vezes ao dia, com intervalos regulares entre as doses; ou conforme orientação médica. Para adolescentes de 12 a 18 anos, em casos agudos, tomar 1 comprimido a cada 2h por 2 dias, seguido de a cada 3h por 2 dias, e depois a cada 4h até o desaparecimento dos sintomas. Na manutenção e nos casos crônicos, tomar 1 comprimido de 2 a 4 vezes ao dia, com intervalos regulares entre as doses; ou conforme orientação médica. Para adultos acima de 18 anos, em casos agudos, deve-se tomar 1 a 2 comprimidos a cada 2h por 2 dias, seguido de a cada 3h por 2 dias, e depois a cada 4h até o desaparecimento dos sintomas. Na manutenção e nos casos crônicos, tomar 1 a 2 comprimidos de
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de usar o medicamento, não duplique a quantidade de medicamento na próxima tomada.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Em raros casos de hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula, podem ocorrer reações adversas como distúrbios gastrintestinais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?