Sinvastacor® é indicado para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares. Se você tem doença arterial coronariana (DAC), diabetes, já teve derrame ou outra doença vascular (independentemente dos níveis sanguíneos do seu colesterol), Sinvastacor® pode prolongar sua vida ao reduzir o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou de derrames, reduzir a necessidade de cirurgia por melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e nos órgãos essenciais, tal como o coração e reduzir a necessidade de hospitalização por dor no peito (conhecida como angina). Sinvastacor® também reduz os níveis de colesterol no sangue e retarda a progressão da aterosclerose.
Como este medicamento funciona?
Sinvastacor® reduz os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) e de substâncias gordurosas chamadas triglicérides e aumenta os níveis do bom colesterol (colesterol HDL) no sangue. Sinvastacor® pertence à classe dos medicamentos denominados inibidores da hidroximetilg lutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase. Sinvastacor® diminui a produção de colesterol pelo fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumenta a remoção de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado. A redução dos níveis altos de colesterol pode ajudar a diminuir o seu risco de ter doença arterial coronariana (DAC).
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Sinvastacor® se for alérgico(a) a qualquer um de seus componentes, tiver doença ativa do fígado; estiver grávida ou amamentando; estiver tomando qualquer um dos seguintes medicamentos: alguns medicamentos antifúngicos (como itraconazol, cetoconazol, posaconazol ou voriconazol); inibidores da protease do HIV (como indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir), certos inibidores da protease do vírus da hepatite C (tais como boceprevir ou telaprevir), certos antibióticos (como eritromicina, claritromicina ou telitromicina), antidepressivo nefazodona, medicamentos contendo cobicistate, genfibrozila (um derivado do ácido fíbrico para redução do colesterol); ciclosporina ou danazol.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que estiver apresentando ou tenha apresentado, inclusive alergias. Informe ao seu médico se você consome quantidades consideráveis de bebidas alcoólicas ou já teve doença(s) do fígado. Informe ao seu médico se você é asiático. Gravidez e Amamentação: Sinvastacor® não deve ser utilizado por mulheres grávidas, que estejam tentando engravidar ou sob suspeita de estarem grávidas. Se engravidar durante o tratamento com Sinvastacor®, pare de tomar o medicamento e procure seu médico imediatamente. Mulheres que estejam tomando Sinvastacor® não devem amamentar. Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez e é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Crianças: a Sinvastacor® não é recomendada para uso pediátrico. Idosos: Não há precauções especiais.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Sinvastacor® deve ser tomado por via oral, indicada para adultos. É importante seguir as Orientações do seu médico em relação à posologia. Geralmente, seu médico irá ajustar a dose de acordo com sua necessidade e resposta ao tratamento. Além disso, ao fazer uso de Sinvastacor®, recomenda-se o controle da quantidade de colesterol que você ingere e da que o seu organismo produz, aliado à adoção de uma dieta adequada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Sinvastacor pode causar diversos males, incluindo efeitos musculares quando usado em combinação com certos medicamentos, como agentes antifúngicos, inibidores da protease do HIV, antibióticos e antidepressivos. Também é contraindicado para pessoas com doença ativa do fígado e durante a gravidez ou amamentação. Adicionalmente, o suco de toranja pode interferir no metabolismo do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?