SLINDA ® é uma pílula anticoncepcional, usada para evitar a gravidez.
Como este medicamento funciona?
Cada um dos 24 comprimidos ativos brancos contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio feminino, chamado de progestógeno - drospirenona. Por essa razão, SLINDA ® é chamado de Pílula Só de Progestógeno, ou POP. Ao contrário das pílulas combinadas, as POPs não contêm nenhum hormônio estrogênio ao lado do progestógeno em sua composição, permitindo que SLINDA ® seja usado por mulheres que não podem usar estrogênios. O SLINDA ® fornece alta eficácia contraceptiva, baseando-se principalmente na inibição da ovulação, além de outros fatores, como alteração no muco cervical, no endométrio e nas trompas.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome SLINDA se você : • estiver grávida ou com suspeita de grávida ; • tem problemas no fígado, incluindo tumores no fígado. Se tem (ou alguma vez teve) uma doença do fígado e a sua função hepática ainda não é normal; • tem ou teve câncer de mama ou qualquer câncer que seja sensível aos hormônios femininos; • é alérgica à drospirenona ou a qualquer um dos ingredientes do SLINDA. Veja no item COMPOSIÇÃO a lista completa de ingredientes; • tem doença renal grave ou insuficiência renal. Se os seus rins não estão funcionando bem ; • tem insuficiência adrenal. Se as glândulas suprarrenais não estiverem produzindo hormônios suficientes ; • tiver um coágulo num vaso sanguíneo das pernas (trombose venosa profunda), dos pulmões (embolia pulmonar) ou outros órgãos; • tiver algum distúrbio cardiovascular significativo, como diabetes com vasos danificados ou pressão arterial alta não controlada; • tiver algum sangramento vaginal inexplicável.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
SLINDA, como outros contraceptivos hormonais, não protege contra a infecção pelo HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível. Sangramento vaginal pode ocorrer em intervalos irregulares durante o uso de SLINDA. Informe seu médico antes de começar a usar SLINDA. Seu médico pode aconselhá-la a usar um método não hormonal de controle de natalidade caso apresente alguma condição listada na seção "Quando não devo usar este medicamento?". Consulte seu médico imediatamente se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez enquanto estiver usando SLINDA.
Se você está programada para realizar qualquer teste de laboratório, informe ao seu médico que você está tomando SLINDA, pois certos exames de sangue podem ser afetados. Às vezes, os medicamentos são prescritos para fins diferentes dos listados no folheto informativo do paciente. Não use SLINDA para uma condição para a qual não foi prescrito. Não dê SLINDA para outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que você tem. Isso pode prejudicá-los.
As pílulas anticoncepcionais não parecem causar câncer de mama. No entanto, se você tem câncer de mama agora, ou teve no passado, não use pílulas anticoncepcionais porque alguns cânceres de mama são sensíveis aos hormônios. As mulheres que usam pílulas anticoncepcionais podem ter uma chance ligeiramente maior de desenvolver câncer do colo do útero. No entanto, isso pode ser devido a outras razões como ter mais de um parceiro sexual.
Você pode parar de tomar SLINDA quando quiser. É sempre recomendado que você termine a cartela e então pare de tomar SLINDA para tentar a gravidez. Antes de parar de tomar SLINDA, considere uma
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para começar a usar SLINDA ®, caso não esteja fazendo uso de outro método contraceptivo hormonal, você estará protegida a partir do primeiro comprimido. Se você estiver trocando de um método contraceptivo hormonal anterior para SLINDA ®, é recomendado o uso de um segundo método contraceptivo não hormonal, como preservativo ou espermicida, durante os primeiros 7 dias do primeiro ciclo em que começar a tomar SLINDA ®.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de tomar um comprimido de SLINDA, é importante tomar o comprimido assim que lembrar. Se o atraso for menor que 12 horas, continue tomando os comprimidos normalmente. Se o atraso for maior que 12 horas, a eficácia contraceptiva pode ser comprometida e é recomendado o uso de um método contraceptivo não hormonal, como preservativo, pelos próximos 7 dias. Consulte um médico para orientações adicionais.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não tome SLINDA se você: estiver grávida ou com suspeita de gravidez; tem problemas no fígado, incluindo tumores no fígado; tem ou teve câncer de mama ou qualquer câncer sensível aos hormônios femininos; é alérgica à drospirenona ou a qualquer um dos ingredientes do SLINDA; tem doença renal grave ou insuficiência renal; tem insuficiência adrenal; tiver um coágulo num vaso sanguíneo; tiver distúrbio cardiovascular significativo; tiver sangramento vaginal inexplicável. Se alguma dessas condições ocorrer enquanto estiver tomando SLINDA, pare de tomar imediatamente e fale com seu médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de SLINDA, deve procurar imediatamente o seu médico. É importante relatar o uso excessivo do medicamento para avaliar se são necessárias medidas adicionais ou intervenções.