Slow - K é um medicamento à base de potássio, utilizado no tratamento ou na prevenção da falta de potássio no sangue. É indicado para pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente. Essa falta pode ocorrer principalmente devido à ingestão insuficiente de potássio com a alimentação, ao aumento de sua eliminação do organismo devido a alguma doença (como vômitos, diarreia, doença renal ou intestinal), uso de certos medicamentos ou devido a outras doenças que levam à redução de potássio no sangue.
Como este medicamento funciona?
Slow - K é uma formulação de liberação sustentada que contém cloreto de potássio (KCl). Esta formulação controla a liberação de KCl, assim quantidades adequadas de KCl estão disponíveis em seu organismo durante todo o dia. O potássio é fundamental para o metabolismo do corpo humano, estando envolvido no balanço hídrico, equilíbrio ácido – alcalino, síntese de proteínas, condução nervosa, produção de energia, contração muscular, síntese de ácidos nucléicos e controle de batimentos cardíacos e manutenção da função renal.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Slow - K se tiver alergia aos componentes de sua fórmula e nas seguintes condições: doença cardíaca, doenças graves dos rins, Síndrome de Addison, desidratação, níveis altos de potássio no sangue (hipercalemia), queimaduras graves, complicações metabólicas que ocorrem após o tratamento de câncer, paralisia hipercalcêmica periódica, diarreia (grave ou crônica), qualquer tipo de obstrução à passagem dos alimentos pelo trato gastrointestinal, uso de certos diuréticos (como espironolactona, triantereno ou amilorida), acidose metabólica, após cirurgias do intestino, obstrução do esôfago, dificuldade em eliminar potássio (devido a deficiências nos rins) ou alguns açúcares específicos. Insuficiência renal severa é uma contraindicação absoluta. O uso deve ser cauteloso em casos de insuficiência renal média a moderada e em pacientes idosos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Na ocorrência de náuseas ou vômitos intensos, dores fortes na barriga, gases, diarreia ou sangramento junto com os vômitos ou as fezes, pare imediatamente de tomar a medicação. Seu médico poderá solicitar exames de sangue periódicos para controlar o tratamento ou mesmo a realização de outros exames, como eletrocardiogramas, monitoramento de pH e níveis séricos de outros eletrólitos. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Pacientes com ostomias podem ter um tempo de trânsito intestinal alterado e são melhor tratados com outras formas de sais de potássio. Crianças: não há dados de segurança e eficácia estabelecidos para o uso deste medicamento em crianças, não sendo seu uso recomendado nesta população. Gravidez e amamentação: não é recomendado o uso desse medicamento durante a gravidez e mesmo durante a amamentação, Slow - K deve ser administrado somente se absolutamente necessário, sendo o risco benefício cuidadosamente avaliado. Este medicamento contém sacarose e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase. Atenção: Deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes e pode causar reações alérgicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC); proteger da umidade. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
É aconselhável tomar o SLOW-K durante ou após as refeições para minimizar irritação gástrica. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com ajuda de líquido.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os malefícios que este medicamento pode causar incluem alergia aos componentes da fórmula e as seguintes condições: doença cardíaca, doenças graves dos rins, Síndrome de Addison, desidratação, níveis altos de potássio no sangue (hipercalemia), queimaduras graves, complicações metabólicas pós-tratamento de câncer, paralisia hipocalêmica periódica, diarreia grave ou crônica, qualquer tipo de obstrução no trato gastrointestinal e uso de certos diuréticos. O uso deve ser feito com cautela em pacientes com insuficiência renal e insuficiência hepática, e é contraindicado para menores de 18 anos e mulheres grávidas sem orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?